A Coosur, um dos maiores produtores de azeite de Espanha, apresentou esta semana, no âmbito do Salón Gourmets, que decorreu em Madrid, um rótulo com escala de intensidade para os seus azeites. De acordo com a empresa, o objetivo é reforçar a transparência e oferecer ao consumidor mais informação sobre a origem, a qualidade e as características organoléticas de cada produto.
Segundo a Coosur, esta aposta exigirá análises físico-químicas mais exigentes do que as atualmente exigidas pelos organismos oficiais espanhóis e comunitários. Carlos Jiménez, Diretor de Operações da empresa, refere que este é “um processo que vai até ao armazenamento do produto final e que garante a excelência e a rastreabilidade do azeite que chega ao consumidor”.
Este novo rótulo, que a empresa apelida de Triple 3Xtra, integra um pictograma que representa a escala de intensidade de sabor que vai desde o 1 ao 5 que considera atributos como a origem do azeite, a variedade da azeitona, o índice de acidez, o nível de peróxidos, a intensidade de cor e o seu equilíbrio.
Recorde-se que em 2014, também a Gallo lançou em todos os mercados em que está presente uma escala de intensidades de sabor de azeite para simplificar o processo de escolha dos consumidores.