Decorre até 8 de Fevereiro próximo o período de submissão de candidaturas de Grupos Operacionais aos “Prémios de Inovação da PEI-AGRI” (Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e a Sustentabilidade Agrícolas). Esta iniciativa tem como principal objectivo «reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores».
Existem seis categorias a concurso: “Gestão sustentável dos recursos naturais nas práticas agrícolas”; “Modelos de negócio nas cadeias de abastecimento alimentar”; “Bem-estar e criação de animais”; “Atenuação e adaptação às alterações climáticas”; “Gestão sustentável das florestas”; “Digitalização”. Será indicado um vencedor por cada categoria e o público poderá votar no seu Grupo Operacional preferido entre os 30 nomeados.
Os nomeados serão anunciados no dia 8 de Março e a cerimónia de anúncio dos vencedores e entrega de prémios terá lugar a 7 de Maio, durante a conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática”, que se realiza em Portugal, no Centro de Congressos do Estoril, de 6 a 8 de Maio de 2024. As inscrições para os “Prémios de Inovação da PEI-AGRI” podem ser efectuadas aqui.
A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” é um evento da responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia), organizado em parceria com a Rede Nacional PAC (nova designação da Rede Rural Nacional), suportada pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Segundo a organização, esta conferência «celebra e apresenta as realizações dos mais de 3.400 projectos dos grupo operacionais da PEI-AGRI que têm contribuído, ao longo do tempo, para aumentar a produtividade e sustentabilidade da agricultura e da floresta na União Europeia», mas «servirá também de suporte à preparação e execução da futura geração de grupos operacionais».
As inscrições para o evento podem ser feitas aqui até 8 de Fevereiro, estando sujeitas aos critérios de selecção dos participantes. Pode obter mais informações sobre a conferência aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.