Preço de produtos agrícolas no produtor volta a crescer

Preço de produtos agrícolas no produtor volta a crescer

O preço dos produtos agrícolas no produtor registou um crescimento no mês de novembro de 2019, segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de dezembro de 2019, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em novembro de 2019, as variações positivas de maior relevância no índice de preços de produtos agrícolas no produtor verificaram-se nos suínos (+32,7%), ovos (+11,5%), aves de capoeira (+5,2%) e hortícolas frescos (+3,9%).

Contudo, registou-se uma diminuição no índice de preços da batata (-34,5%), azeite a granel (-16,6%), frutos (-12,3%), ovinos e caprinos (-5,4%), plantas e flores (-2,9%) e bovinos (-2,5%).

Hortícolas frescos com maior crescimento

Em relação ao mês anterior, as maiores variações ocorreram nos hortícolas frescos (+11,7%), azeite a granel (+11,2%) e frutos (-21,8%).

Em setembro de 2019, tinha-se verificado um decréscimo de 0,5% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente, devido à variação do índice de preço das sementes (-9,5%). Comparativamente ao mês anterior, no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente verificou-se uma descida 0,2%, provocada pela evolução do índice de preços da energia e lubrificantes (-1,6%).

O índice de preços de bens e serviços de investimento aumentou 1,9%, devido ao aumento do índice de preços das máquinas de colheita (+2,8%), motocultivadores e outros materiais de duas rodas e tratores (+2,1%).

O Boletim Mensal da Agricultura e Pescas divulga um conjunto de informação conjuntural relativa ao setor primário e pode ser consultado aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior França retira do mercado 36 herbicidas com glifosato
Próximo Alerta. Medicamento veterinário Caniaves para cães, gatos, aves está suspenso

Artigos relacionados

Vídeos

Brigido Chambra: «O olival tradicional não tem hipótese de concorrer no mercado internacional»

Brigido Chambra, produtor de 1300 hectares de olival, considera que o futuro do setor do azeite passa por reconverter os olivais tradicionais da […]

Eventos

AgEng2020 Conference – 4 a 8 de julho – Évora

The AgEng2020 Conference will be held in Évora, Portugal, between 5 and 9 of July 2020 with the focus on New Challenges for Agricultural […]

Nacional

Governo diz que “é justo” contar com uma nova PAC ajustada à região

O titular da pasta da Agricultura do Governo dos Açores defendeu que é “justo” contar com um novo orçamento da Política Agrícola Comum (PAC) ajustado às necessidades regionais face ao “bom que tem sido feito” no setor. […]