À sétima participação, a procura das empresas nacionais superou a capacidade do stand da PortugalFoods, que ocupará uma área total de 545 metros quadrados naquele que é considerado o maior e mais importante evento de alimentos e bebidas do mundo, ANUGA. Feira decorre entre 7 e 11 de outubro, assumindo-se como oportunidade de excelência para a promoção do setor agroalimentar português nos mercados internacionais;
Exportações agroalimentares regressam a valores de crescimento pré-pandemia, consolidando a sua posição como pilar da economia nacional;
Cumprindo com o desígnio a que se propôs, de crescimentos médios anuais superiores a 5% na última década, e projetando um crescimento robusto até 2030, está em curso a revisão da estratégia de internacionalização do setor agroalimentar, apresentada às tutelas em 2012.
São mais de 40 as empresas portuguesas que vão marcar presença na ANUGA, feira que decorre entre 7 e 11 de outubro, na cidade de Colónia, na Alemanha, na missão de promoção internacional organizada pela PortugalFoods, associação que representa o cluster agroalimentar português e trabalha em prol da promoção internacional do setor.
Uma vez mais, denotando o dinamismo e fulgor da indústria agroalimentar nacional, a procura foi superior à oferta: mais empresas portuguesas se fariam representar na grande “montra” internacional do setor alimentar caso não existissem restrições de espaço. Desde 2011, primeiro ano da presença da PortugalFoods no certame, em que estiveram presentes 17 empresas nacionais, a PortugalFoods mais do que duplicou a área do seu stand. À sétima participação, irá ocupar um espaço de cerca de 545 metros quadrados, e que só não será maior porque a elevada procura pela área de exposições, nesta que é a primeira feira de ANUGA pós-pandemia (o evento decorre apenas de dois em dois anos), obrigou a organização a gerir a régua e esquadro a planta disponível.
Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods, afirma: “A elevada procura que registámos é sinónimo da capacidade competitiva do setor nos mercados internacionais. Recordo que foi dos únicos setores da economia nacional que manteve crescimento das exportações durante o período pandémico, tendo contribuído de forma muito significativa para a resiliência da economia nacional. Ao longo dos últimos anos, o setor não deixou de investir, de incorporar inovação, de criar valor e de se posicionar, pela qualidade e diferenciação, em mercados estratégicos. Pelo que chegamos a ANUGA 2023 num contexto de crescimento e com a certeza de que a indústria nacional está a fazer crescer, de forma muito sustentada, a sua pegada internacional.”
Em 2019, as exportações do setor agroalimentar rondaram €6,2 mil milhões; no final de 2022, o valor das vendas ao exterior atingiu €8,6 mil milhões. Apesar deste valor acomodar o impacto da subida generalizada dos preços, mostra um crescimento sustentado das exportações.
A última edição de ANUGA, em 2021, contou com a participação de cerca de 5 mil expositores e mais de 70 mil visitantes profissionais, provenientes de 169 países. Numa altura em que a indústria nacional procura novos caminhos de crescimento, a presença no maior evento mundial do setor permite às empresas participantes, além do contacto com as mais recentes inovações, consolidar as relações comerciais e identificar novas oportunidades de negócio em mercados consolidados, assim como possíveis geografias de expansão.
“Os últimos anos têm sido muito desafiantes para o setor alimentar em particular, se pensarmos nas grandes disrupções das cadeias logísticas impostas quer pela pandemia, quer pela invasão da Ucrânia pela Rússia. A escalada inflacionista continua a fazer sentir-se de forma muito presente no dia-a-dia das empresas, atualmente com grande impacto na diminuição do poder de compra dos consumidores, e há preocupação sobre as consequências desta situação De qualquer modo, o desempenho positivo do setor é prova de que a aposta em inovação é peça fundamental para a criação de valor: é muito pela diferenciação que garantimos a competitividade da fileira alimentar”, acrescenta Deolinda Silva.
Previstas estão as visitas da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque (dia 10 de outubro), e do Presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Filipe Santos Costa, e da Cônsul-Geral de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais (dia 7 de outubro).
Adicionalmente, será também nesta feira que a equipa portuguesa vencedora do prémio ECOTROPHELIA Portugal 2023 irá competir pelo galardão europeu, ao lado de mais de uma dezena de equipas de outros países da Europa. Esta iniciativa, que em Portugal é precisamente organizada pela PortugalFoods, distingue o produto alimentar mais inovador e sustentável criado por jovens estudantes e investigadores universitários, promovendo a aproximação do setor empresarial ao meio científico e tecnológico. A SPIRULIFE, equipa de estudantes da Universidade de Aveiro, apresentará a concurso um gressino vegan à base de spirulina (microalga rica em proteínas, vitaminas e antioxidantes).
A presença da PortugalFoods na Feira ANUGA 2023 decorre ao abrigo do Projeto Conjunto de Internacionalização 2023/2024, Go Global, que prevê a organização de 40 iniciativas em duas dezenas de mercados prioritários, cofinanciadas pelo Compete2030, Portugal2030, Algarve 2030, Lisboa2030 e União Europeia no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Fonte: PortugalFoods