Cerca de 40 produtores de sete regiões vitivinícolas nacionais participam no Port Wine Fest, um festival que celebra os vinhos, a gastronomia e a cultura portugueses e decorre a partir de sábado em três cidades norte-americanas.
A Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) disse, em comunicado, que o festival de vinhos portugueses vai passar por Las Vegas, Chicago e Nova Iorque, cidades dos Estados Unidos da América (EUA) e prolonga-se até ao dia 16 de outubro.
O Port Wine Fest é um festival de vinhos, gastronomia e cultura portuguesa, lançado este ano pela AEVP que visa apresentar aos consumidores dos EUA o melhor de Portugal através de uma série de eventos pelo país.
“É uma honra mostrar a rica diversidade e herança dos vinhos portugueses a um público cada vez maior e mais entusiasta”, afirma a diretora executiva da AEVP, Isabel Marrana, citada em comunicado.
A associação diz que é necessário desenvolver todos os esforços no sentido de aumentar as vendas dos vinhos portugueses e a sua divulgação no mundo, sobretudo em mercados com potencial de crescimento.
Isto, numa altura em que se vive uma crise de excesso de vinho no país, nomeadamente na Região Demarcada do Douro, e onde se “verificam desadequações estruturais entre a oferta e a procura”.
E, segundo a AEVP, o Port Wine Fest visa precisamente desenvolver ações de internacionalização dos vinhos portugueses junto dos consumidores americanos, estando previsto um programa que inclui a participação em festivais de vinho e gastronomia dos Estados Unidos da América (EUA) e na realização de eventos exclusivos.
Na edição de abril, o festival passou por Vail, Denver, Pebble Beach, Califórnia e São Francisco, com a representação de 42 empresas de vinhos.
Agora, em outubro a representação portuguesa far-se-á com 41 empresas portuguesas representando sete regiões vitivinícolas nacionais, sendo esta, segundo a AEVP, “a maior representação das empresas de vinhos portuguesas nos EUA”.
“Estamos ansiosos por continuar esta jornada, fortalecendo as nossas ligações e partilhando as histórias únicas por detrás de cada garrafa”, salienta Isabel Marrana.
A associação salientou o empenho em fazer com que este “investimento promocional seja reprodutivo e contribua para o aumento da procura dos vinhos portugueses”.
Em Las Vegas, o Port Wine Fest integrará o festival USA Today Wine & Food Experience, e, em Chicago, o objetivo é apresentar a profissionais do setor, imprensa e consumidores o vasto mundo dos vinhos de vários produtores de Portugal, com gastronomia da Cadinho Bakery and Café e música inspirada pela região.
Esta edição do festival culmina em Nova Iorque, em 16 de outubro, com uma cerimónia privada de entronização para dar as boas-vindas e celebrar os novos membros da Confraria do Vinho do Porto, oferecendo, em parceria com o ‘chef’ Nuno Sousa e Leitão, uma experiência gastronómica ao longo do dia.
A AEVP, criada em janeiro de 1975, e que tem sede em Vila Nova de Gaia, visa a promoção e proteção da indústria e comércio dos vinhos do Douro e Porto e outros produtos vinícolas da região demarcada do Douro, tanto a nível nacional como internacional.