No próximo dia 30 de maio os dois projetos Interreg – PARTRIDGE e BEESPOKE – organizam um evento para encontrar soluções para a recuperação da biodiversidade em solos agrícolas, assim como abordagens a realizar para a melhoria da polinização das culturas. No evento, pretende-se que os participantes debatam um conjunto de ideias e soluções claras sobre como os futuros Esquemas Agro-ambientais devem ser concebidos para ajudar a resolver os défices de produção e natureza da UE em solos agrícolas. A sessão terá lugar no Comité das Regiões (Sala JDE52), em Bruxelas.
Em 2020, a Comissão Europeia lançou a Estratégia de Biodiversidade para 2030 (europa.eu), na sequência de a estratégia anterior não ter cumprido todas as metas definidas em matéria de solos. A nova estratégia visa corrigir isso, mas como o sucesso está diretamente ligado à Política Agrícola Comum (europa.eu), as metas podem ser novamente perdidas. Enquanto isso, a redução da polinização das culturas está a afetar os rendimentos nas explorações agrícolas europeias, provocada pela diminuição do número de polinizadores, especialmente das abelhas.
Os esquemas agroambientais desempenham um papel fundamental para ajudar a alcançar as metas de biodiversidade da UE e aumentar o rendimento das colheitas, mas enfrentam muitos desafios: Política Agroambiental Europeia: Evolução, Eficácia e Desafios | Instituto Florestal Europeu (efi.int).
O programa PARTRIDGE, Interreg VB North Sea Region demonstrou como a biodiversidade em terras aráveis pode ser aumentada, enquanto um inquérito on-line em larga escala deu respostas práticas sobre como melhorar a absorção e o fornecimento de mensagens-chave para policy-influencers.pdf (northsearegion.eu) .
O Programa BEESPOKE, Interreg VB North Sea Region mostrou como os níveis de polinizadores de insetos e polinização de culturas podem ser aumentados em escalas locais e de paisagem, fornecendo aos gestores de terras e formuladores de políticas novas experiências, ferramentas e conhecimento financeiro para criar agroecossistemas mais sustentáveis e resilientes.
A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição.
Data: Terça-feira, dia 30 de maio de 2023
Local: Bruxelas
→ Inscrições ←
Programa
10:00: Boas-vindas por Joke Schauvliege, Membro do Comitê das Regiões
10:05: Palestra de Ann-Sophie Mulier, ELO
10:15: Cenário: Limitações experimentadas pelos principais interessados (agricultor, caçador, cientista, político)
10: 30: Principais recomendações do projeto PARTRIDGE
Dr. Francis Buner, Chefe do PARTRIDGE & Fien Oost, gerente de projeto em NL
10:40: Perguntas e Respostas
10:45: Ferramentas e Principais recomendações do projeto BEESPOKE
Prof. John Holland, Chefe do BEESPOKE & Dra. Michelle Fountain, gerente de projeto Inglaterra
10:55: Perguntas e Respostas
11:00: INTERVALO
11h15: Painel de discussão com envolvimento do plenário: Soluções e como os principais interessados as percebem. Andrea Kuiper (BirdLife NL), Laurent Govaert (jovem agricultor flamengo), Alia Atitar de la Fuente (DG AGRI), Lotta Fabricius (apicultor), Dr. Magnus Ljung (cientista social)
12:00: Sinopse de Evelyn Underwood, analista sênior de políticas do Institute for European Environmental Policy
Facilitador: Els Seghers, Flemish Land Agency (VLM)
12h15: Fim
12h30 – 14h30 : Buffet de almoço e sessão de networking
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.