O Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBAL) está a promover a iniciativa “Podas de formação em sobreiro”, no âmbito do projeto “Somos Podehesa Montado”. Este projeto é uma cooperação transfronteiriça, cofinanciada pela União Europeia, ao abrigo do programa Interreg Espanha-Portugal.
A iniciativa terá lugar no dia 5 de março de 2024, pelas 9h30, no Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA), na Herdade da Abóboda, em Vila Nova de São Bento. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e limitadas a 35 participantes.
Esta ação tem como objetivo sensibilizar e demonstrar a importância do uso de técnicas corretas de poda (de formação e manutenção), que são essenciais para a condução de jovens árvores e posterior extração de cortiça. Pretende alertar-se que a falta de cuidados ou a realização de práticas incorretas de poda têm consequências na condição das árvores de sobreiro, obrigando a um esforço vegetativo anormal, enfraquecendo-as e conduzindo a uma maior debilidade do arvoredo.
→ Inscrições ←
→ Mais informações ←
→ Localização ←
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.