Peste Suína Africana: UE demarca novas zonas de risco elevado na Lituânia e Polónia

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Comissão Europeia demarcou novas zonas de risco elevado de Peste Suína Africana com uma dimensão suficiente na Lituânia e na Polónia.

Segundo a Decisão de Execução (UE) 2019/975 da Comissão, de 13 de Junho de 2019, a fim de ter em conta a recente evolução epidemiológica da peste suína africana na União, e para combater os riscos associados à propagação da doença de forma pro-activa, devem ser demarcadas novas zonas de risco elevado com uma dimensão suficiente na Lituânia e na Polónia e essas zonas devem ser devidamente incluídas nas listas das partes I, II e III do anexo da Decisão de Execução 2014/709/UE.

Novos focos já em Junho

Explica o documento que, em Junho de 2019, foram observados dois focos de peste suína africana em suínos domésticos na Lituânia, nos distritos de Šakiai e Marijampolė.

Estes focos de peste suína africana em suínos domésticos constituem um aumento do nível de risco. Por conseguinte, essas zonas da Lituânia afectadas pela peste suína africana devem constar da parte III e não da parte II do anexo da Decisão de Execução 2014/709/UE.

Suínos selvagens

Também em Junho de 2019, foram observados alguns casos de peste suína africana em suínos selvagens no distrito de Elblaski, na Polónia, na proximidade imediata de zonas enumeradas na parte I do anexo da Decisão de Execução 2014/709/UE.

Pode ler o documento completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Peste Suína Africana: UE demarca novas zonas de risco elevado na Lituânia e Polónia foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Agência alimentar da ONU tem novo diretor-geral
Próximo Vice-ministro da Agricultura da China eleito para dirigir a FAO

Artigos relacionados

Nacional

Criação de empresas em Portugal aumenta quase 20% e insolvências sobem 7%

[Fonte: Jornal de Negócios]

De acordo com a consultora, filial da Crédito y Caución, o ano arrancou com 6.333 novas empresas constituídas contra as 5.288 criadas em janeiro do ano passado. […]

Internacional

Reforma PAC: Proponen el pago solo a los titulares pluriactivos, un límite del capping y mantener las ayudas asociadas

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
Desde la organización ES Andalucía (Economia Social Agroalimentaria) creen que es el momwento de “desemplovar la PAC” […]

Últimas

Projecto AgrosmartGlobal quer apoiar internacionalização de cooperativas europeias

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Foi apresentado no fim de Outubro, em Santiago de Compostela (Espanha), […]