Agência alimentar da ONU tem novo diretor-geral

Agência alimentar da ONU tem novo diretor-geral

O vice-ministro da Agricultura da China, Qu Dongyu, foi eleito este domingo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

A eleição para escolher o diretor-geral da instituição para os próximos quatro anos decorreu em Roma, tendo Qu Dongyu alcançado mais de 50% dos votos.

Qu Dongyu é a primeira pessoa de um país comunista a ocupar o cargo de diretor-geral da FAO e sucede, para um mandato de quatro anos, ao brasileiro Graziano da Silva que, desde 2012, ocupava o cargo.

Graziano da Silva fez dois mandatos como diretor-geral, de 2012 a 2015 e de 2015 a 2019, depois de ter entrado na FAO em 2006, quando foi nomeado diretor-geral adjunto para a América Latina e as Caraíbas.

Os 194 países membros da FAO, convocados para a 41ª conferência da agência, escolheram o novo diretor geral, entre três candidatos – da China, França e Geórgia -, todos com ampla experiência no setor.

Na disputa do cargo estavam três candidatos: além de Qu Dongyu, Catherine Geslain-Lanéelle, ex-diretora do Departamento de Desempenho Econômico e Ambiental de Empreendimentos do Ministério da Agricultura da França, e a primeira mulher a candidatar-se ao cargo na FAO, e David Kirvalidze, que foi ministro da Agricultura da Geórgia.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior Agrupalto volta a arrecadar a maioria dos prémios de produtividade da suinicultura
Próximo Peste Suína Africana: UE demarca novas zonas de risco elevado na Lituânia e Polónia

Artigos relacionados

Comunicados

CDS questiona ministra da Agricultura sobre proibição de atividades agrícolas

Numa pergunta dirigida à ministra da Agricultura, a deputada do CDS Cecília Meireles questiona a decisão de proibir todas as atividades agrícolas […]

Sugeridas

Declaração de existências de suínos

[Fonte: IFAP]
Irá estar disponível no Portal do IFAP, a partir do dia 1 de agosto, […]

Cotações ES

La falta de operatividad marca tendencia en aceite de oliva

Semana con muy poca actividad en el mercado del aceite de oliva, como es habitual en estas fechas del año, […]