PCP acusa Governo de falhar nos apoios à agricultura

PCP acusa Governo de falhar nos apoios à agricultura

O deputado do PCP João Dias criticou hoje as ajudas do Governo ao setor da agricultura durante a crise pandémica, classificando-as de insuficientes porque “são poucas e não estão a chegar aos agricultores mais afetados”.

A crítica foi feita numa declaração política no plenário da Assembleia da República sobre os problemas da agricultura e do abastecimento alimentar, antes e durante a crise causada pelo surto do novo coronavírus, desde março.

Sem vender os seus produtos, “os agricultores não obtêm rendimento e a situação tem sido a de acumulação de prejuízos que são incomportáveis para pequenos e médios” produtores, e as medidas anunciadas até agora pelo executivo do PS “são insuficientes”.

“As ajudas são poucas e quando vierem, vêm tarde. São poucas e não estão a chegar aos agricultores mais afetados, que são os pequenos e médios agricultores e os agricultores familiares”, disse João Dias.

O Governo erra porque parte do “princípio errado” que, citando a ministra da Agricultura, “não falhou nada no abastecimento alimentar”, afirmou João Dias, dando depois o exemplo dos produtores e agricultores que “vêm os preços descer todos os dias” e estão “agora numa situação difícil e sem apoios”.

Apontando ao PS e ao PSD, sem os identificar, o deputado comunista afirmou que quem diz agora “valorizar a produção nacional são os mesmos que a entregaram aos interesses das grandes potências agrícolas da União Europeia”.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior CAP budget proposal 2021-2027: a total decrease of -8% in aid
Próximo Frederico Falcão é o novo Presidente da ViniPortugal

Artigos relacionados

Últimas

Fogo em Alvaiázere corta A13 nos dois sentidos entre Cabaços e Avelar

O incêndio que deflagrou ao início da tarde desta quinta-feira em Alvaiázere, no distrito de Leiria, obrigou ao corte da autoestrada 13 (A13) nos dois sentidos, […]

Últimas

Bombeiros receberam 500 novos equipamentos, Liga enaltece grupo que os ofereceu

Em declarações aos jornalistas, à margem da sessão realizada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal, distrito de Leiria, o dirigente da Liga enalteceu “os valores da solidariedade e cidadania” […]

Últimas

Mais de mil operacionais combatem chamas de Vila de Rei e Mação

Mais de mil operacionais, apoiados por 319 viaturas, combatem o fogo de Vila de Rei e Mação, que já causou um ferido grave, […]