Pampilhosa da Serra: Projecto piloto visa uso múltiplo das florestas

Pampilhosa da Serra: Projecto piloto visa uso múltiplo das florestas

A zona do Vale do Zêzere, na freguesia de Portela do Fojo – Machio, em Pampilhosa da Serra, recebeu hoje a visita de João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

Em causa está um projecto piloto de uso múltiplo das florestas, previsto para aquela zona, que prevê a compartimentação da “mancha contínua de pinheiro e eucalipto, com outras ocupações de solo, preferencialmente agrícola”, sendo a vinha uma possibilidade, tal como o olival ou o medronheiro, esclareceu João Paulo Catarino.

José Brito, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, salientou que se trata de aproveitar “as possibilidades e os meios que agora existem”, através das “potencialidades enormes” do território, e ao mesmo tempo “protegê-lo”, acautelando também “todo o investimento que é feito na área florestal.

“A questão da vinha”, segundo José Brito, “tem a ver com um estudo que foi feito pela Universidade de Coimbra relativamente ao Vale do Zêzere”, que “devido às condições climáticas” foi considerado excelente para a produção deste tipo de plantação. O autarca reforçou ainda a sua função de “aceiro natural” e a previsível “sustentabilidade”, acrescentando que os “grandes proprietários” de terrenos do Vale do Zêzere, a Altri e a Navigator, estão “interessados em participar nestes projectos e a abdicar de determinadas áreas de eucalipto para as vocacionar para este tipo investimentos”.

O secretário de Estado das Florestas destacou que para esta compartimentação progressiva, que conta com o envolvimento dos ministérios da Agricultura e da Floresta, serão disponibilizados “novos programas e novos fundos de financiamento”, “para além daqueles que já existem”.

Para João Paulo Catarino, “a grande vantagem” é ter a “indústria associada ao território”, de modo a que a matéria prima seja produzida e transformada no local, estimulando o “emprego” e futuras “mais valias”.

A “proactividade enorme” que a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra tem tido no processo de reintrodução de novas espécies e novas formas de ocupação do solo, foi também salientada pelo secretário de Estado, adiantando ainda que “foi das primeiras do país e da região do Pinhal Interior a identificar esta necessidade de voltar a reintroduzir a agricultura”.

José Brito notou por fim “a conjugação de vontades em realizar este projecto”, que João Paulo Catarino considera ser um “excelente exemplo” daquilo que o governo gostaria de “ver replicado” noutros locais.

A visita contou ainda com a presença de entidades envolvidas neste projecto piloto, nomeadamente o director regional da Agricultura, Fernando Alves Martins, a directora do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Fátima Reis, e também do secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito.

O artigo foi publicado originalmente em Campeão das Províncias.

Comente este artigo
Anterior A carne é forte
Próximo Octubre arranca con repeticiones en porcino de capa blanca

Artigos relacionados

Últimas

Pesticidas Causam Autismo? O Que Podemos Aprender Com Este Novo Estudo…

No recente debate do programa “Prós e Contras” acerca das terapêuticas alternativas foi possível assistirmos a algumas das várias “técnicas” de venda de banha da cobra que rapidamente terminam qualquer conversa honesta sobre evidência científica. […]

Últimas

As Estatísticas Agrícolas vêm sublinhar a capacidade de resiliência ímpar que o setor agrícola tem demonstrado nesta fase de pandemia

“A agricultura globalmente terá atravessado um ano marcado pela pandemia covid-19, evidenciando uma resiliência que não foi patente em muitos outros setores da atividade […]

Últimas

Oferta de emprego – Head Grower – Engenheiro Agrónomo – Cantanhede

Tilray is a global leader in medical cannabis research and production dedicated to providing safe, consistent and reliable therapy to patients. We are the only GMP certified medical cannabis producer currently supplying products to thousands […]