“PAC não pode continuar a ser uma espada sobre a cabeça dos europeus” afirma COPA-COGECA

“PAC não pode continuar a ser uma espada sobre a cabeça dos europeus” afirma COPA-COGECA

Na semana em que Parlamento Europeu inicia uma maratona negocial sobre a proposta da Comissão para a próxima PAC, os representantes dos agricultores europeus exigem o fim dos adiamentos sobre uma política que beneficia 76% dos cidadãos da Europa, não apenas os agricultores.

Num comunicado divulgado a 16 de Outubro, o COPA-COGECA interpela os eurodeputados para que a semana de trabalho que se inicia a 19 de Outubro resulte em reais avanços e esclarecimentos sobre o futuro da política agrícola comum e sobre aquilo que os agricultores devem esperar da nova PAC.

Considerando a crise da COVID19, a incerteza face ao Brexit e a questão das alterações climáticas, a actual situação socioeconómica exige dos decisores políticos o pragmatismo necessário para discutirem este tema “como uma necessidade e não como um luxo”, reafirma o comunicado.

COPA-COGECA partilha da opinião de 76% dos europeus que afirmam que a PAC beneficia todos os cidadãos e não apenas os agricultores, conforme dados do Eurobarómetro de 13 de Outubro.

As organizações recordam a história de sucesso que a PAC representa para a Europa, a qual permite -mesmo em tempo de crise como a que se vive- assegurar alimentos seguros e disponíveis para todos os consumidores, “um facto que não deve ser tido como garantido”, reforçam.

“ A alimentação é demasiado importante para todos nós para entrar em revoluções ideológicas; pois a agricultura trabalha com uma actividade concreta levada a cabo pelos agricultores no terreno”.

Christiane Lambert, presidente do COPA, sublinha que “a proposta que está em cima da mesa não é perfeita, mas é o melhor compromisso com que podemos trabalhar neste momento”, e que os agricultores estão disponíveis para adoptar medidas ambientais e climáticas, desde que “sejam exequíveis, voluntárias e assentes em instrumentos bem fundamentados”.

Eurobarómetro em: https://ec.europa.eu/info/news/sustainability-rural-areas-food-security-commission-publishespublic-opinion-survey-eu-food-and-farming-2020-oct-13_en

Comente este artigo
Anterior A UE está a proibir os pesticidas. Existem alternativas?
Próximo Tempestade Atlântica BARBARA. Tempo severo em Portugal continental.

Artigos relacionados

Dossiers

Fenómeno meteorológico 26 Maio 2020

Durante a tarde do dia 26 Maio 2020, a localidade de Fazendas de Almeirim (Ribatejo) e área circundante foram particularmente afetadas por um […]

Dossiers

Árvores da espécie “Paulownia” têm “madeira de alta qualidade” e são mais resistentes a incêndios?

“Paulownia, mais oxigénio, menos CO2 [dióxido de carbono], madeira de alta qualidade e zero fogos. Acorda Governo português”, alega-se na mensagem da publicação, mostrando várias […]

Últimas

Teimosia de Macron contra o alargamento é “um grave erro histórico”, acusa Juncker

A união e concórdia entre os chefes de Estado e governo da União Europeia valeu para aprovar o novo acordo de saída do Reino Unido em menos de três horas, […]