O acordo provisório entre o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão sobre as medidas de apoio ao setor vitivinícola abre novos horizontes, segundo coincidem em apontar os especialistas e profissionais. Neste contexto, a Agrovid e o Salão Ibérico de Equipamentos para Adegas (SIEB) também abordarão, na sua próxima reunião, questões como as que são levantadas no chamado «pacote do vinho»: desalcoolização, rotulagem, investimentos para enfrentar os desafios climáticos, etc.
A Federação Espanhola do Vinho (FEV) mostrou a sua satisfação com este acordo político «para ajudar o setor a enfrentar os importantes desafios sociais, económicos, geopolíticos e ambientais que está a atravessar e reforçar a sua competitividade no futuro»; e, nas palavras do seu diretor-geral, José Luis Benítez, esta aprovação representa «um reconhecimento explícito da importância socioeconómica do setor na Europa e em Espanha».

A Feira de Valladolid, em colaboração com o Colégio Oficial de Engenheiros Agrónomos de Castela e Leão e Cantábria (COIACLC), está a finalizar o programa de conferências e mesas redondas que serão realizadas durante esses três dias e cujos temas têm como objetivo colocar em discussão aspectos que permitam aos visitantes e expositores ouvir diferentes vozes, conhecer casos de sucesso e trocar opiniões com outros profissionais.
«A viticultura vive momentos transcendentais e eventos como a Agrovid e a SIEB são uma excelente oportunidade para a análise, a recolha de informação, a descoberta de novidades e, em definitiva, para ajudar na tomada de decisões na hora de realizar investimentos em vinhas e adegas», afirmou o diretor-geral da Feira de Valladolid, Alberto Alonso.

A Agrovid e a SIEB são duas feiras monográficas, com periodicidade bienal, organizadas pela Feria de Valladolid, que se realizarão de 27 a 29 de janeiro próximos no recinto de Valladolid. A realização simultânea de ambos permite aos visitantes obter uma visão ampla das propostas que fabricantes, distribuidores e importadores apresentam em termos de maquinaria, equipamentos e serviços para trabalhos em vinhas e adegas.
A oferta comercial que será apresentada na Agrovid e na SIEB inclui uma gama de soluções que vão desde o trabalho do solo ou sistemas de irrigação até rotulagem, linhas de engarrafamento, tanoaria ou limpeza. Outros segmentos representados na feira são os tratamentos para proteção de culturas, drones, viveiros, modelos de previsão de doenças, postes, maquinaria, análise e laboratórios, soluções integrais para adegas, embalagens, mangueiras e válvulas, tratamento de fluidos, rastreabilidade, barris, depósitos, rolhas, etc.

A participação internacional conta com fabricantes da Itália, Bélgica e Portugal, e a presença espanhola traça um mapa com as províncias da Catalunha, Castela-La Mancha, País Basco, La Rioja, Madrid, Navarra, Castela e Leão, Galiza, Comunidade Valenciana e Aragão.
Fonte: Feira de Valladolid











































