O Diretor Executivo da Portugal Nuts será a face pública da organização e o responsável pela liderança da mesma, assegurando uma direção clara no desenvolvimento organizativo, estratégico e político da Associação.
Elementos-chave para o bom desempenho das funções
- Criação e desenvolvimento de uma direção estratégica clara;
- Desenvolvimento de programas e atividades da PT Nuts com um elevado nível de exigência;
- Procurar, desenvolver e assegurar novas fontes de financiamento por via de candidaturas e outros financiadores;
- Cumprimento escrupuloso dos Estatutos e Regulamento Interno da PT Nuts, participando por direito próprio nas AG onde poderá, e deverá, usar da palavra e formular propostas;
- Cumprimento efetivo do programa estabelecido no Plano de Atividades da Portugal Nuts;
- Promover o crescimento da Portugal Nuts em número de associados e área de culturas;
- Controle e gestão financeira eficaz que maximizem a eficiência e uso de recursos;
- Consolidar e melhorar a recolha e reporte de dados das operações dos associados, na plataforma própria já existente;
- Incutir uma cultura organizativa que inspire e motive a direção, os associados e todos os seus colaboradores.
As candidaturas devem obrigatoriamente fazer-se acompanhar por CV completo com foto e carta de motivação (máx 1 pag A4).
A data limite com caráter eliminatório para a apresentação de candidaturas é o dia 15 de novembro às 12h00.
Responsabilidades
As prioridades para o Diretor Executivo passarão por assegurar o cumprimento do Plano de Atividades, reforço da importância da Associação junto do stakeholders externos e internos, desenvolvimento de parcerias institucionais e comerciais locais/internacionais com os setores público e privado, bem como a expansão da base de associados atual, no estrito cumprimento do orçamento aprovado.
DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES
O DE será responsável perante a Direção por:
- Aconselhar a Direção em todos os aspetos necessários ao desenvolvimento estratégico e crescimento orgânico da Associação;
- Representação formal da Associação junto de todos os organismos públicos e entidades privadas com quem a PT Nuts desenvolva, ou procure desenvolver, parcerias e relações institucionais;
- Gerir e garantir o rigoroso cumprimento do Plano de Atividades aprovado em Assembleia Geral, orçamento e programas;
- Acompanhamento de candidaturas a projetos e implementação dos projetos em curso e objeto de financiamento;
- Avaliar, desenvolver e assegurar o financiamento da Associação;
- Gerir o secretariado, o controlo administrativo da Associação e o funcionamento dos seus Grupos de Trabalho.
Requisitos
Experiência
- Formação Superior em Gestão, Agronomia, Direito, Economia, Comunicação e Administração Pública ou outra que se enquadre na prossecução das funções a desempenhar, idealmente com Mestrado ou MBA;
- Forte liderança, capacidade de comunicação e capacidades motivacionais, desenvolvidas em organizações de tamanho comparável;
- Funções administrativas e financeiras demonstradas em funções anteriores;
- Experiência e compreensão do processo decisão política nacional/europeu, interação institucional, comunicação e tecnologia;
- Histórico de negociação, influência e desenvolvimento de parcerias institucionais, tanto internas como externas;
- Experiência na obtenção de financiamento de fontes externas, incluindo apoios públicos ou privados;
- Experiência no desenvolvimento e implementação de estratégias inovadoras;
- Conhecimento profundo do setor agroalimentar nacional, mas também economia, ambiente e respetivos stakeholders;
Competências
- Capacidade de demonstrar empatia e credibilidade, principalmente em novas áreas de influência;
- Excelentes competências relacionais com para exercício de diplomacia política/económica com capacidade para influenciar terceiros;
- Capacidades diretivas e de liderança, que inspirem confiança e compromisso, incentivando a vertente criativa;
- Capacidade de pensar de forma clara e analítica, desenvolver julgamentos sólidos num setor complexo como é o setor agroalimentar;
- Sólidas competências de negociação para influenciar, liderar, desenvolver e participar em parcerias e alianças estratégicas;
- Compromisso com a gestão eficiente e eficaz dos recursos financeiros e do pessoal;
- Domínio obrigatório da língua inglesa e acessoriamente outras línguas.
Condições
Oferece-se remuneração compatível com responsabilidade da posição, a experiência profissional e potencial do candidato. Vínculo adequado à condição do candidato ao lugar.
Contactos para o envio da candidatura
APFS – ASSOCIAÇÃO PROMOÇÃO FRUTOS SECOS – Portugal Nuts
geral@portugalnuts.pt