Odemira. “Trabalhadores agrícolas são vítimas de poderes públicos que a par dos problemas pouco ou nada fizeram para os resolver”

Odemira. “Trabalhadores agrícolas são vítimas de poderes públicos que a par dos problemas pouco ou nada fizeram para os resolver”

CAP diz que desde 2019 nenhuma nova licença para habitação para trabalhadores temporários foi licenciada pelas autoridades. Empresas agrícolas foram excluídas do grupo de trabalho.

A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) aponta o dedo à inação do Estado pela situação de sobrelotação que estão a viver os trabalhadores agrícolas no concelho de Odemira que viu duas freguesias a serem colocadas em cerca sanitária para conter a pandemia. “Os trabalhadores agrícolas que vivem em situação de sobrelotação são vítimas de poderes públicos que estando a par dos problemas pouco ou nada fizeram para os resolver”, acusou Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, numa conferência de imprensa.

“Os agricultores estão a ser vítimas da inação do Estado, que ao longo de mais de uma década – e em particular nestes últimos dois anos – optou por fechar os olhos à chegada crescente de trabalho imigrante na zona do perímetro de rega do Mira e às suas reais necessidades, incluindo de alojamento”, refere ainda o responsável.

“Toda e qualquer situação de exploração laboral, seja de abuso, de tráfico de seres humanos, de tratamento indigno, merece firme repúdio e condenação,

Continue a ler este artigo no Dinheiro Vivo.

Comente este artigo
Anterior Deputada do PS defende adaptação dos apoios agrícolas da PAC à Madeira
Próximo União Europeia apresenta abordagem que prevê como pequenos focos de incêndio podem assumir grandes dimensões

Artigos relacionados

Notícias mercados

Associação dos Agricultores e Pastores do Norte alerta para “dificuldades no escoamento da produção”

A Associação dos Agricultores e Pastores do Norte (APT) revelou que os produtores têm sentido problemas devido “à falta de escoamento da […]

Nacional

Sonae Arauco planta 21.600 pinheiros na segunda fase de Projeto de I&D florestal

A Sonae Arauco anunciou hoje que iniciou a segunda fase do Projeto de Investigação & Desenvolvimento (I&D) da […]

Blogs

Construir uma Fileira Construtiva e Sustentável – Romão Braz

Devemos funcionar em termos de Fileira e não de uma forma isolada. Vivemos atualmente tempos desafiantes, que nos vão obrigar a reinventar e inovar e, mais do que nunca […]