“O Mundo do Vinho” regressa com exposições, provas e literatura em Coimbra

“O Mundo do Vinho” regressa com exposições, provas e literatura em Coimbra

A 4ª edição da iniciativa “O Mundo do Vinho” vai decorrer em Coimbra, entre 03 e 16 de outubro, com exposições, provas de vinho, ‘show cooking’, lançamento de um livro, palestras e um jantar vínico.

Este ano, a 4ª edição reúne pela primeira vez a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e a Associação de Vitivinicultores da Associação de Municípios da Serra de Sicó (Vinisicó).

Com sede em Penela, a Adsicó reúne os municípios de Alvaiázere, Ancião e Pombal, no distrito de Leiria, e de Condeixa-a-Nova, e Soure, além de Penela, no distrito de Coimbra.

“É em torno do vinho e de todas as qualidades materiais, simbólicas do vinho que, enfim, tudo isto decorre, num momento em que, desde logo está associado a todo um conjunto de atividades que passam por esse processo da fabricação do vinho”, disse hoje, em Coimbra, numa conferência de imprensa de apresentação do programa do evento, a diretora do Museu Nacional Machado de Castro, Lurdes Craveiro.

O programa começa com a apresentação de Vinhos Terras de Sicó, para prova e degustação, no dia 03 de outubro, pelas 17:00, na Quinta de São Jerónimo, em Coimbra.

Esta exposição intitulada “O Vinho”, de Paula Rego, vai estar no Museu Machado de Castro entre 07 de outubro e 05 de dezembro, com entrada livre.

“O Vinho é o conto de João de Melo ilustrado por Paula Rego, com tradução para inglês da própria Paula Rego e de Anthony Rudolf”, disse Margarida Mendes Silva, autora do projeto produzido pela associação Cultura e Risco.

O programa contará com a apresentação do livro “O Vinho sentido – sem descrever aromas ou atribuir pontuações”, com a presença dos autores, Virgílio Loureiro e Manuel Malfeito Ferreira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, no dia 08 de outubro.

Para o dia seguinte, está prevista uma visita guiada ao Museu do Vinho de Alcobaça, seguida de uma prova de vinhos da Adega Cooperativa de Alcobaça e degustação de iguarias da Cooperativa Agrícola de Alcobaça.

Em “O Mundo do Vinho”, é ainda possível participar num ‘show cooking’, onde os convidados aprendem a confecionar iguarias, na Quinta São Jerónimo, realizando-se, durante a tarde, a leitura encenada do conto “O Vinho” de João de Melo, seguida da prova comentada de vinhos de Lisboa, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

O programa conta com uma palestra, no dia 14 de outubro, intitulada “Da suave fragrância ao alegre sabor: o espírito do vinho”, no Museu Machado de Castro, e no dia seguinte, uma prova e degustação de Vinhos Terras de Sicó em harmonização com chocolates ’Cacao di Vie’, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

O programa encerra no dia 16 de outubro com um jantar vínico, com vinhos da Região de Lisboa e com o fado de Pedro Moutinho.

Algumas das atividades estão sujeitas a pagamento.

A programação e todas as informações estão disponíveis em vinhoearte.pt.

Comente este artigo
Anterior BE quer novas prioridades para a PAC sem “repetir erros do passado”
Próximo Brasil: Pesquisa analisa possíveis impactos das mudanças climáticas na cultura de eucalipto

Artigos relacionados

Nacional

Pedrógão Grande: Comissão técnica admite que limpeza das faixas de gestão faria pouca diferença no incêndio

Um dos peritos da Comissão Técnica Independente admitiu hoje no Tribunal de Leiria que o cumprimento da limpeza das faixas de combustíveis faria pouca diferença no controlo […]

Comunicados

Condomínios de Aldeia com apoio de 400 mil euros – Fundo Ambiental recebeu 11 candidaturas para Monchique e para o Pinhal Interior

Foram recebidas 11 candidaturas ao aviso do Fundo Ambiental «Condomínio de Aldeia – Programa Integrado de Apoio às Aldeias localizadas em Territórios de Floresta», cujo prazo terminou a 7 de […]

Nacional

Vinhos do Douro e Porto reforçam promoção para os 2,5 ME em 2021

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) prevê aplicar 2,5 milhões de euros na promoção em 2021, um reforço de mais 20% para a realização de ações a nível nacional e internacional, anunciou o organismo. […]