O Agrifood Open Day vai regressar ao município de Arruda dos Vinhos no dia 19 de outubro. A 2ª edição consecutiva deste evento, que terá lugar no Centro Cultural do Palácio do Morgado, vai discutir o papel da inovação, do empreendedorismo e da educação na evolução dos sistemas agroalimentares. Reunindo todos os representantes da indústria – consumidores, PMEs, agricultores, investigadores, startups, decisores políticos, entre outros -, o evento vai explorar os desafios, as oportunidades e as tendências dos sistemas alimentares atuais, e promover a partilha de conhecimentos para impulsionar o desenvolvimento sustentável do sector.
O Agrifood Open Day contará com um elenco diversificado de oradores nacionais e internacionais, workshops interativos e debates sobre tópicos variados. O dia será marcado por um Painel de Inovação Aberta no qual startups, empreendedores, e grupos de investigação terão a oportunidade de apresentar as suas soluções e responder a desafios específicos lançados por empresas como a Auchan, a Equanto, a Delta Cafés e o grupo Trivalor. As equipas interessadas poderão conhecer os desafios e inscrever-se aqui, através da submissão do seu pitch.
Os agricultores também terão um momento dedicado à apresentação dos seus projetos inovadores com uma vertente sustentável. O Painel de Jovens Agricultores, semelhante ao formato do programa Shark Tank, será totalmente aberto e sem inscrição prévia, pelo que todos os agricultores são incentivados a participar e a partilhar as suas ideias.
O evento abrangerá ainda uma Mini-Conferência sobre o papel da microbiologia na saúde e na produtividade do solo. Especialistas e investigadores dedicados a estas áreas serão convidados a partilhar os seus estudos e descobertas mais significativas com a comunidade científica e o público. As inscrições para esta conferência estão a decorrer na página oficial do evento.
A organização do Agrifood Open Day 2023 fica a cargo do EIT Food Hub Portugal, liderado pela BGI, com a colaboração do Município de Arruda dos Vinhos e do Food4Sustainability CoLAB.
Fonte: BGI