Nuno Russo: “A nossa missão é assegurar a manutenção das melhores condições para a preservação do nosso património agrícola”

Nuno Russo: “A nossa missão é assegurar a manutenção das melhores condições para a preservação do nosso património agrícola”

O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, marcou presença no Seminário “Ameaças fitossanitárias aos citrinos”, em Faro. Uma iniciativa da Associação de Operadores de Citrinos do Algarve (ALGARORANGE) e que junta diferentes olhares sobre o desafio da sanidade vegetal.

Nuno Russo começou por destacar a importância da “procura de soluções integradas de prevenção e combate perante um cenário em que não podemos negar os riscos crescentes, potenciados pelas alterações climáticas que nos obrigam, diariamente, a repensar a nossa ação”.

O Secretário de Estado lembrou que, durante esta semana, o Ministério da Agricultura assinalou o arranque do programa para marcar o “Ano Internacional da Sanidade Vegetal” em Portugal.

“A celebração deste ano merece o total empenho do Ministério da Agricultura, contando ainda com a imprescindível colaboração da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e com a preciosa parceria das Direções Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve), do ICNF e do INIAV”.

“É para esta incerteza que temos de encontrar respostas coordenadas e articuladas para lá das nossas fronteiras. Uma incerteza que encerra em si um dado concreto: a perda de 40% das culturas alimentares de todo o mundo todos os anos, devido a pragas e doenças de plantas. Plantas que representam cerca de 80% dos alimentos que ingerimos e produzem mais de 90% do oxigénio, continuou Nuno Russo.

“Sendo Portugal apontado como um país com tanto potencial, não poderíamos hesitar em afirmar que é parte da nossa missão assegurar a manutenção das melhores condições para a preservação do nosso património e para a afirmação do setor agrícola enquanto motores de desenvolvimento e de coesão”, concluiu o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Comente este artigo
Anterior Presidente do Parlamento Europeu diz aos 27 que há "uma muito larga maioria pronta a rejeitar" mau Orçamento
Próximo What to Watch for in 2020 Crop Genetics

Artigos relacionados

Últimas

Capoulas Santos compara reforma da floresta ao projeto do Alqueva

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à […]

Nacional

Agricultura: Amendoal é a nova aposta do Alqueva

[Fonte: Diário do Alentejo] O espaço ocupado por amendoais na área do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EMFA) é de apenas cinco mil hectares, […]

Nacional

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na alimentação longe de serem cumpridos

O mundo está longe de cumprir a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados à segurança alimentar para 2030, sublinhou hoje a agência da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO). […]