Novas soluções da New Holland para a vindima

Novas soluções da New Holland para a vindima

A New Holland lançou recentemente no mercado duas novas soluções a pensar no sector vitivinícola e nas vindimas, as quais tinham sido apresentadas na edição de 2019 do Sitevi. Uma delas é o Combi-Grape, novo sistema de separação e desengace de bordo, disponível apenas para a máquina de vindimar compacta Braud 8030L.

Segundo a empresa, trata-se de «um sistema de separação compacto», com «um tapete de triagem com rolos específicos sob um desengaçador padrão», que «oferece uma qualidade de colheita melhorada em comparação com um desengaçador padrão» e «uma solução de separação adicional para a gama compacta». «Os transportadores de recepção alimentam as uvas para o desengaçador. As hastes são expelidas pela traseira da máquina. Todas as uvas soltas e o “material que não uvas” caem no tapete de triagem, que apresenta rolos abertos que permitem que as uvas caiam na tremonha. Pedaços de folha e pecíolos são conduzidos pelos rolos para a parte lateral da máquina e caem no chão. O Combi-Grape é capaz de remover todos os pecíolos no interior da colheita», explica um comunicado da New Holland.

A empresa destaca também que o «Combi-Grape funciona na Braud 8030L na maioria das condições e variedades de uvas» e que «o tapete de triagem foi construído para trabalhar em condições muito diferentes». «Dependendo das variedades de culturas, pode processar uvas de diferentes tamanhos. O operador pode ajustar, a partir da cabina, a distância entre os rolos de 14 mm a 23 mm. A velocidade dos rolos pode ser controlada a partir do manípulo multifunções para adaptar a capacidade do sistema à produtividade. O tapete de triagem pode deslizar para a parte lateral da máquina para facilitar a operação de lavagem diária.»

2a

A outra novidade da New Holland é a nova malha do desengaçador para as suas máquinas de vindimar Braud, de cor azul, que visa alargar a gama da empresa e «oferecer a cada viticultor em todo o mundo uma solução adequada, em qualquer condição». Esta solução «foi especificamente concebida para pequenas uvas em baixos ou médios rendimentos» – apresentando «orifícios mais pequenos para melhorar a qualidade da colheita para uvas pequenas, tais como merlot ou cabernet» –, sendo que a nova malha «melhora a separação de “material que não uvas” pequeno e oferece uma qualidade de separação de uvas premium, em especial para as uvas tintas».

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Dique recuperado no rio Mondego a tempo de abastecer campos agrícolas neste verão
Próximo Apoios do Governo à agricultura são “irrisórios, insignificantes e insultuosos” diz CDS

Artigos relacionados

Últimas

Apólices de seguros agrícolas custaram 22 milhões de euros em 2018

O custo das apólices de seguros agrícolas fixou-se em cerca de 22 milhões de euros em 2018, sendo que mais de metade deste montante foi suportado pelo Governo, […]

Últimas

Navigator investe nos eucaliptos em Espanha devido a “restrições” e “hostilidade” em Portugal

[Fonte: Jornal de Negócios]

João Castello Branco diz que “alinhamento sobre a continuidade do grupo Semapa é enorme”. […]

Últimas

Açores “está a trabalhar” para garantir “rápido e eficaz escoamento de bovinos das Flores”

O Director Regional da Agricultura afirmou hoje, 11 de Janeiro, que o Governo dos Açores está a trabalhar, “desde a primeira hora, […]