Dique recuperado no rio Mondego a tempo de abastecer campos agrícolas neste verão

Dique recuperado no rio Mondego a tempo de abastecer campos agrícolas neste verão

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) congratulou-se hoje com a reconstrução do dique e canal condutor geral da margem direita do leito central do rio Mondego, a tempo da abastecer os campos agrícolas neste verão.

Em comunicado, a CAP adianta que a obra, concluída pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na zona de rotura em Santo Varão, foi executada na sequência do rombo do canal do Mondego que ruiu nas cheias de dezembro de 2019.

“Trata-se de uma intervenção complexa, executada em tempo recorde, num contexto de pandemia, que merece o reconhecimento da parte da Confederação ao trabalho desenvolvido pelos técnicos e serviços oficiais envolvidos, sob coordenação da APA, com um desfecho ansiosamente aguardado pelos milhares de agricultores do Vale do Mondego”, refere o presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, citado na nota.

A cheia que ocorreu em dezembro de 2019 no Baixo Mondego provocou, além da inundação dos campos do Vale Central, o corte de vias de comunicação e a inundação de algumas povoações, assim como vários danos nas infraestruturas de contenção de cheias, particularmente uma rotura do dique e canal condutor geral da margem direita do leito central do rio Mondego, com cerca de 150 metros de extensão.

Segundo a CAP, a reconstrução do dique e canal condutor geral da margem direita do leito central do Mondego, na zona da rotura em Santo Varão, tinha sido prevista com caráter de urgência numa resolução do Conselho de Ministros de 03 de fevereiro.

“A sua conclusão vem agora restabelecer a circulação plena de água, ainda a tempo de assegurar o pleno abastecimento aos campos agrícolas do Baixo Mondego durante o verão”, sublinha o comunicado.

O artigo foi publicado originalmente em RTP.

Comente este artigo
Anterior 'Clusters' da floresta à biomédica propostos para desenvolver interior
Próximo Novas soluções da New Holland para a vindima

Artigos relacionados

Blogs

Agri-Fish Council: Green Deal, CAP transitional rules & Joint statement on CAP

Highlights of  first Agri-Fish Council under the Croatian Presidency.
1/ Prior to the presentation of the new Presidency’s priorities, […]

Nacional

Consumidores e produtores agrícolas reivindicam uma produção alimentar mais sustentável na Europa

Estudo realizado pela Corteva Agriscience™ e pelo Grupo FT revela que: 9 em cada 10 consumidores estão dispostos a pagar mais por alimentos mais nutritivos produzidos através de novas técnicas de cultivo. […]

Nacional

Aprovada lei que obriga cantinas públicas a dar preferência a produtos locais

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira (5 de abril) uma legislação para incentivar o “consumo sustentável” e que obriga as cantinas e refeitórios públicos a dar preferência a produtos locais. […]