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– 03-10-2012 |
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Multinacional PepsiCo incentiva agricultores do Alqueva a produzirem amendoins para a empresa
A multinacional PepsiCo quer tornar-se auto-suficiente na produ��o de amendoim na Europa, estando a promover um projecto para incentivar agricultores, como os alentejanos da área do Alqueva, a produzirem o fruto seco para a empresa. O projecto "Euronuts" foi apresentado hoje, em Beja, a agricultores da área de influ�ncia do Alqueva, pela Torriba – Organiza��o de Produtores de Hortofrut�colas, parceira da PepsiCo, o segundo maior grupo mundial do mercado de alimenta��o e bebidas. através do projecto, "a PepsiCo quer tornar-se, gradualmente, auto-suficiente na produ��o de amendoim na Europa" para "reduzir o seu grau de depend�ncia" em rela��o aos mercados tradicionais daquele fruto seco, os continentes americano e asi�tico, disse hoje � agência Lusa In�s Vinagre, da Torriba. Para tal, explicou, a PepsiCo quer "fomentar o desenvolvimento da cultura" e "precisa de parceiros" para produzir amendoim na Europa, sobretudo na Pen�nsula Ib�rica, onde pretende chegar aos 10 mil hectares de produ��o do fruto seco em 2015. Neste sentido, a PepsiCo lanãou � Torriba o "desafio" de procurar novas áreas com potencial para a produ��o de amendoim em Portugal e a organiza��o sugeriu a zona de influ�ncia do Alqueva, contou. O Alqueva tem "boas caracterásticas" e um "grande potencial de crescimento" para a produ��o de amendoim, uma cultura de regadio, e, por isso, a Torriba, a pedido da PepsiCo, está a "tentar implementar a cultura" na zona. A Torriba, através da intermedia��o da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), está a "incentivar" os agricultores da regi�o a aderirem ao projecto para produzirem amendoim para a PepsiCo. Segundo In�s Vinagre, a "grande vantagem" da cultura de amendoim através do projecto "Euronuts" � que "a PepsiCo garante o escoamento do , ou seja, o agricultor, quando semeia, sabe para quem semeia, quem vai ficar com o produto e a que pre�o � que o vai vender. Trata-se de "tr�s factores muit�ssimo valiosos para qualquer produtor", frisou, referindo que a PepsiCo, que produz e comercializa produtos alimentares e bebidas em Portugal e Espanha, vai descascar, pelar e torrar o amendoim e vend�-lo em "snacks". Por outro lado, sublinhou, os resultados da fase experimental do projecto, que decorreu durante dois anos em cerca de 320 hectares nas regi�es do Alentejo e do Ribatejo, foram "altamente animadores". Os resultados comprovaram que a cultura de amendoim � "uma oportunidade para os agricultores", porque � "vi�vel" e uma alternativa "concili�vel" e com "condi��es para entrar num programa de rota��es" com as culturas tradicionais da área do Alqueva, disse, frisando que as expectativas de adesão dos agricultores alentejanos ao projecto são "boas". O projecto vai dar prioridade a explora��es com pelo menos 20 hectares, a área m�nima para se poder fazer colheita mecanizada, e os contratos para compra do amendoim com os agricultores poder�o durar no m�nimo 10 anos, disse In�s Vinagre. Fonte: Lusa
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