Morreu Rosado Fernandes, fundador da Confederação dos Agricultores

Morreu Rosado Fernandes, fundador da Confederação dos Agricultores

[Fonte: Público]

O fundador e antigo presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Raul Rosado Fernandes, morreu neste domingo, aos 83 anos. A notícia da morte foi divulgada no site da Presidência da República, onde Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte daquele que classifica como “um lutador corajoso e independente no associativismo agrícola”.

À Lusa, o antigo presidente da CAP, João Machado, confirmou a morte, na sequência de uma doença. “Infelizmente, é uma notícia triste, mas que era expectável”, afirmou João Machado, indicando que Rosado Fernandes se encontrava hospitalizado.

Marcelo recorda-o também como deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, e ainda “na Universidade ou como produtor agrícola no Alentejo”. Foi ainda reitor da Universidade de Lisboa entre 1979 e 1983.

O antigo deputado do CDS-PP nasceu a 11 de Julho de 1934, em Lisboa.

Licenciado em Filologia Clássica, foi reitor da Universidade de Lisboa entre 1979 e 1982. Pelo CDS-PP, foi deputado ao Parlamento Europeu (1995-1999) e eleito no parlamento português (1999-2001).

Autor de obras variadas sobre filologia, retórica, literatura grega, latina e portuguesa, com dezenas de publicações, também dedicou grande parte da sua actividade à defesa da agricultura portuguesa, tendo sido presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, eleito em 1993. Rosado Fernandes teve um papel interventivo durante o período da Reforma Agrária, de 1974 a 1977.

Comente este artigo
Anterior Fito Minuto | TSF - um programa que promove o diálogo entre consumidores e sector agrícola
Próximo Agroglobal News Nr 4 – Maio

Artigos relacionados

Últimas

Governo prolonga Declaração de Situação de Alerta face ao risco de incêndio florestal

Foi declarada a situação de alerta face ao risco de incêndio florestal para o período compreendido entre as 00h01 do dia 13 de setembro e as 23h59 do dia 14 de setembro de 2019, […]

Comunicados
Sugeridas

Covid-19: Produção de mel sofre quebra entre os 80% a 90% em Vila Pouca de Aguiar

A Feira do Mel do concelho de Vila Pouca de Aguiar realiza-se este ano com uma dimensão reduzida devido à covid-19 e divulga uma atividade que sofreu uma quebra de produção entre os […]