Morreu Rosado Fernandes, fundador da Confederação dos Agricultores

Morreu Rosado Fernandes, fundador da Confederação dos Agricultores

[Fonte: Público]

O fundador e antigo presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Raul Rosado Fernandes, morreu neste domingo, aos 83 anos. A notícia da morte foi divulgada no site da Presidência da República, onde Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte daquele que classifica como “um lutador corajoso e independente no associativismo agrícola”.

À Lusa, o antigo presidente da CAP, João Machado, confirmou a morte, na sequência de uma doença. “Infelizmente, é uma notícia triste, mas que era expectável”, afirmou João Machado, indicando que Rosado Fernandes se encontrava hospitalizado.

Marcelo recorda-o também como deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, e ainda “na Universidade ou como produtor agrícola no Alentejo”. Foi ainda reitor da Universidade de Lisboa entre 1979 e 1983.

O antigo deputado do CDS-PP nasceu a 11 de Julho de 1934, em Lisboa.

Licenciado em Filologia Clássica, foi reitor da Universidade de Lisboa entre 1979 e 1982. Pelo CDS-PP, foi deputado ao Parlamento Europeu (1995-1999) e eleito no parlamento português (1999-2001).

Autor de obras variadas sobre filologia, retórica, literatura grega, latina e portuguesa, com dezenas de publicações, também dedicou grande parte da sua actividade à defesa da agricultura portuguesa, tendo sido presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, eleito em 1993. Rosado Fernandes teve um papel interventivo durante o período da Reforma Agrária, de 1974 a 1977.

Comente este artigo
Anterior Fito Minuto | TSF - um programa que promove o diálogo entre consumidores e sector agrícola
Próximo Agroglobal News Nr 4 – Maio

Artigos relacionados

Dossiers

Genomic prediction to increase agricultural productivity

Researchers at InPP are developing machine learning methods for predicting phenotypic traits from genetic information […]

Portugal

Nestlé Portugal adere ao Código de Boas Práticas na Cadeia Agroalimentar

A Nestlé Portugal formalizou a sua adesão ao Código de Boas Práticas na Cadeia Agroalimentar (www.boaspraticas.pt).
O Código de Boas Práticas é um instrumento de autorregulação pioneiro em Portugal, […]

Nacional

Colóquio “A Economia Circular no Sector Agroalimentar”. Em Lisboa. Entrada livre

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, em associação com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do […]