Mês de janeiro | Quente no globo e muito frio em Portugal

Mês de janeiro | Quente no globo e muito frio em Portugal

Resumo Climatológico de janeiro de 2021O mês de janeiro de 2021 classificou-se a nível global como sendo o sexto janeiro mais quente (igual a 2018) com uma anomalia de +0.24 °C em relação à média 1991-2020. Na América do Norte, Groenlândia e sobre o oceano Ártico, as temperaturas estiveram muito acima da média, enquanto na Sibéria foram muito abaixo da média.

A Europa registou uma temperatura média próxima do valor normal, com algumas regiões do Norte da Europa (sul da Noruega e Suécia central) a registaram valores inferiores à média, enquanto as regiões na parte sudeste da Europa a registarem valores acima da média.

Em Portugal continental, janeiro classificou-se como muito frio e seco (Figura 1):

Foi o 4º mais frio dos últimos 20 anos com uma temperatura média do ar de 8.02 °C, -0.79 °C em relação à normal 1971-2000 (valor mais baixo em 2006: 7.65 °C).

O valor médio de temperatura máxima foi o 4º mais baixo desde 2000 com um desvio de -0.78 °C em relação à normal e o valor médio de temperatura mínima também foi inferior à normal (- 0.81 °C).

As três primeiras semanas de janeiro foram extremamente frias com valores da temperatura máxima e mínima do ar inferiores ao valor da normal climatológica 1971-2000.

Este episódio de tempo frio foi caraterizado pelo seu carácter prolongado (mais de 3 semanas), a persistência de vários dias consecutivos com temperaturas negativas (> 10 dias consecutivos em 1/3 das estações) em particular no interior norte e centro, o desconforto térmico associado às baixas temperaturas (nalguns dias potenciado pela intensidade do vento) e a abrangência territorial, tendo todos estes aspetos importância nos possíveis impactos que terá tido na população.

Ao nível do território o dia 9 de janeiro 2021 foi o dia mais frio neste período, com 2.98°C de temperatura média, sendo de referir ainda os dias 5, 6 e 8, com valores médios de temperatura média inferiores a 4°C.
A partir de dia 20 verificou-se subida de temperatura (para valores acima do normal) tendo terminado a situação de frio prolongado que se verificava em Portugal continental.

O valor médio da quantidade de precipitação em janeiro, 90.8 mm, corresponde a 77 % do valor normal 1971-2000. Até dia 20 não se verificou a ocorrência de precipitação em quase todo o território. Os valores mais significativos de precipitação verificaram-se no período de 20 e 31 de janeiro.

O resumo climático de janeiro de 2021 está disponível para consulta no link abaxo. Para conhecer o boletim climatológico de janeiro, com a informação mais completa sobre o mês, aguarde até à sua publicação e colocação no link: https://bit.ly/3p0J104

Imagens associadas

  • Figura 1: Anomalia de temperatura do ar à superfície, janeiro de 2021

    Figura 1: Anomalia de temperatura do ar à superfície, janeiro de 2021

  • Figura 2: Percentagem de precipitação em relação à normal (%)

    Figura 2: Percentagem de precipitação em relação à normal (%)

O artigo foi publicado originalmente em IPMA.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Só as exportações de alimentos cresceram em ano de pandemia
Próximo PDR2020: Candidaturas de jovens agricultores em territórios de baixa densidade superam expetativas

Artigos relacionados

Últimas

Comer feijoada é bom para perder peso?

[Fonte: Publico]Portugueses comem menos leguminosas do que o recomendado. Universidade de Lisboa organiza nesta quinta-feira uma conferência para discutir como será possível aumentar o consumo e a produção. […]

Nacional

Incêndio florestal faz um morto em Oliveira de Azeméis. PJ investiga

Um homem, de 65 anos, foi encontrado morto esta terça-feira na sequência de um incêndio florestal em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro. […]

Ofertas

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo recém licenciado – Torres Vedras

[Fonte: net-empregos] A Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, localizada em Runa, Torres Vedras, pretende recrutar Engenheiro/a Agrónomo/Agrícola recém licenciado.  […]