Mercado da Colômbia está aberto à exportação de laranjas e outras frutas nacionais

O Governo abriu um novo mercado para os fruticultores nacionais, para o qual podem ser canalizadas as produções de laranjas, ameixas, pêssegos e nectarinas. Trata-se do mercado da Colômbia, que este Governo já tinha aberto para pêra e maçã e para o qual os operadores podem a partir de agora exportar, tratando-se de um mercado com um potencial de 47 milhões de consumidores.

O Governo abriu já 55 mercados para 218 produtos (169 de origem animal e 49 de origem vegetal).

E o Ministério da Agricultura diz estar “a trabalhar de forma intensa na abertura de 59 mercados, para viabilização da exportação de 276 produtos, sendo 225 da área animal e 51 da área vegetal”.

Internacionalização

A internacionalização é uma das prioridades da política do Governo, constituindo um dos eixos mais importantes do reforço da competitividade do sector agro-alimentar e da economia portuguesa, tendo em vista o aumento das exportações agro-alimentares.

Para a exportação, previamente ao início das operações para países terceiros, é geralmente necessário estabelecer com as autoridades competentes dos países de destino as condições e requisitos fitossanitários ou sanitários que têm que ser cumpridas, quer pelos operadores económicos, quer pela autoridade competente nacional, na certificação dos produtos a serem exportados, acrescenta o Ministério liderado por Luís Capoulas Santos.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior El Gobierno no reconoce la sequía y solo ofrece adelantar el 70% de la PAC y una excepción en el pago verde
Próximo Reflorestação é a melhor solução para combater alteraçoes climáticas

Artigos relacionados

Nacional

Sete corporações de bombeiros combatem incêndio em fábrica de “pellets” no Montijo

Sete corporações de bombeiros do distrito de Setúbal combatem um incêndio que deflagrou cerca das 11h desta quinta-feira numa fábrica de  em Pegões, […]

Nacional

Navigator investe nos eucaliptos em Espanha devido a “restrições” e “hostilidade” em Portugal

[Fonte: Jornal de Negócios]

João Castello Branco diz que “alinhamento sobre a continuidade do grupo Semapa é enorme”. […]

Nacional

ADRAL: Alentejo tem “condições ideais” para atrair investimento na Califórnia

[Fonte: O Jornal Económico]

A economia do Alentejo “está bem diferente de décadas anteriores” e as infraestruturas oferecem “condições ideais” para captar o interesse de investidores da Califórnia, […]