Meia Encosta tem nova imagem Vinho do D�o � conquista de novos públicos
Desde o seu lan�amento, em 1970, o Meia Encosta conquistou um lugar de destaque entre os vinhos portugueses. Cientes da import�ncia deste n�ctar e da necessidade de renovar a imagem dos Vinhos na Regi�o Demarcada do D�o, a Sociedade dos Vinhos Borges aposta, agora, no lan�amento da nova imagem deste vinho: mant�m-se a qualidade de sempre, mas o Meio Encosta vai apresentar-se mais jovem, fresco e moderno, no sentido de conquistar os novos consumidores, mantendo, no entanto, a distin��o, eleg�ncia e sobriedade do passado. O objectivo � claro: transformar este Dom da natureza num D�o admirável.
O Meia Encosta foi lan�ado no mercado em 1970 e cedo conquistou a prefer�ncia dos consumidores, que o aceitaram de forma crescente. Para Portugal o Meia Encosta � um embaixador dos Vinhos Portugueses no estrangeiro, estando presente em in�meros países. Para a Regi�o Demarcada do D�o, o Meia Encosta � uma das principais marcas de vinho vendidas. Para a Borges tem representado, entre as suas principais marcas, aproximadamente 17% da quantidade das suas vendas anuais.
A estabilidade da sua qualidade ao longo do tempo conquistou a confian�a dos consumidores. O Meia Encosta � distribu�do de forma intensiva no mercado nacional, estando presente na moderna distribui��o retalhista, na moderna distribui��o grossista, no canal Horeca, nos grossistas e nos retalhistas tradicionais.
Nos �ltimos tempos o contacto com clientes e consumidores mostrava o que um estudo de mercado veio a confirmar: apesar do sucesso da marca, o público do Meia Encosta mostrava uma ligeira tend�ncia de envelhecimento; a marca tinha muita notoriedade, mas os mais novos não a conheciam t�o bem. A imagem mantinha o mesmo estilo desde meados da d�cada de 80. Era importante, ent�o, assumir a necessidade de inovar na comunica��o.
Os objectivos da mudan�a estabeleceram-se de forma clara: refrescar a imagem e rejuvenescer o target; abranger uma nova faixa de consumidores; refor�ar que a Regi�o do D�o possui Também vinhos com grande qualidade.
O processo de adop��o da nova roupagem demorou mais de um ano, de forma a evitar que fossem cometidos erros. Foram consultadas várias Agências de Design. E com as vers�es finais realizou-se um estudo de mercado, para testar a prefer�ncia de clientes e consumidores.
A imagem final transmite a confian�a, eleg�ncia e distin��o do passado. Pensamos ter conseguido uma simplicidade despretensiosa; uma imagem moderna, mas capaz de se manter actualizada no tempo.
As garrafas são mais estilizadas e actualizadas, assumindo uma cor mais s�bria e actual. O formato mant�m-se, para que a percep��o da marca e da regi�o de origem não se perdessem.
As c�psulas, mais altas e personalizadas com o lettering, refor�am a identidade e o prestágio.
O r�tulo � muito simples: a leitura da marca � imediata, como imediata �, Também, a conota��o com a Regi�o do D�o e com a empresa produtora. A utiliza��o do verde, no Meia Encosta branco, provoca associa��es � natureza, � Primavera, provocando sensa��es de satisfa��o, segurança e repouso. A utiliza��o do vermelho, no tinto, desperta a paix�o, o calor, a for�a de um prazer que se prolonga. A tipografia foi especificamente criada para o Meia Encosta, procurando fugir ao tradicional, mas sem perder uma refer�ncia ao passado. O arabesco que liga o �s� ao �t� fortalece a identidade da marca, diferenciando-a.
Seguindo estratégias push (esfor�o da for�a de vendas junto dos intermedi�rios) e pull (esfor�o de comunica��o dirigido ao cliente final), preparou-se uma Campanha de Comunica��o integrada com meios Above e Bellow the line.
No ponto de venda o esfor�o promocional concentrou-se na apresentação de caixas de quatro garrafas, com oferta de uma. As caixas refor�am a imagem moderna e estilizada que o Meia Encosta assumiu.
Em termos de Marketing Directo foi enviada uma comunica��o por e-mail aos principais distribuidores. Utilizou-se um �teaserá para despertar a aten��o e, passados dias, enviou-se a resposta a esse �teaser�, descortinando j� a nova imagem do Meia Encosta.
Ac��es de Rela��es Públicas, participa��o em Feiras e Eventos seráo, Também, uma forma de comunicar as novidades.
O Patroc�nio da equipe de ralis da RTP veio Também refor�ar a notoriedade e juventude da marca, provocando associa��es positivas de dinamismo, Inovação e competitividade.
Como meios de massas entendeu-se concentrar os esfor�os na Publicidade Exterior, assegurando a presença nacional em mupis na primeira quinzena de Maio.
A campanha de Imprensa, em suportes generalistas e especializados, tem como objectivo transmitir a atrac��o deste D�o admirável.
O Meia Encosta afirmou-se no tempo como um caso de sucesso no panorama dos vinhos nacionais. A qualidade do n�ctar afirmou-se como uma certeza de sempre. A nova imagem está, agora, mais actualizada e atraente.
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