Maria do Céu Albuquerque: “Queremos que a próxima campanha decorra sem qualquer atraso”

Maria do Céu Albuquerque: “Queremos que a próxima campanha decorra sem qualquer atraso”

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque visitou, hoje, explorações afetadas pela depressão “Elsa”. No âmbito dessa visita, anunciou a abertura de dois avisos, no valor total de 11 milhões de euros, para apoiar os agricultores afetados pelo mau tempo de dezembro, nas regiões Norte e Centro.

Na Curalha, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, que foi afetada pelas depressões Elsa e Fabien registadas em dezembro, Maria do Céu Albuquerque referiu que os serviços do Ministério foram para o terreno desde o “primeiro momento” garantir os levantamentos e perceber quais os auxílios a conceder para que a “atividade agrícola possa ser retomada com a máxima brevidade. Queremos que a próxima campanha decorra sem qualquer atraso”, salientou a titular da pasta da Agricultura.

Após a visita, a Ministra da Agricultura anunciou a abertura de dois avisos, que estão para publicação. Um dos avisos tem um valor disponível de dois milhões de euros e visa apoiar os agricultores pelos prejuízos causados pelas cheias, nomeadamente no vale do Mondego. “E, depois, um segundo aviso, para as regiões Centro e Norte, para as freguesias que foram atingidas pelas depressões do mês de dezembro. São nove milhões de euros que ficam disponíveis para projetos, como este que acabámos de visitar e onde as estufas sofreram danos”. Aos dois avisos corresponde um total de 11 milhões de euros, montante que a Ministra acredita ser “suficiente” para “cobrir os prejuízos causados por estas duas depressões”.

Comente este artigo
Anterior Agricultores dizem que se não chover vai falta água no Mondego no verão
Próximo Falta de água no Mondego alarma agricultores

Artigos relacionados

Nacional

Exportação do vinho verde chegou aos 50% das vendas em 2016

[Fonte: Correio da Manhã]

A exportação de vinho verde português atingiu em 2016 os 50% das vendas, um valor “recorde”, divulgou hoje a Comissão de Viticultura da Região, […]

Últimas

Salada Formosa da Vitacress regressa com nova embalagem

Agro-Negócio

A Vitacress voltou a disponibilizar no mercado a sua Salada Formosa, […]

Nacional

“A região do Sudoeste alentejano é hoje uma das melhores regiões produtoras de hortofrutícolas da Europa”

Nuno Pereira – Presidente da AHSA (Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos […]