A tomada de posse do novo Governo realiza-se daqui a poucos dias e é com especial agrado que vemos a integração do Ministério da Agricultura e da Alimentação na estrutura orgânica do próximo Executivo.
A este propósito, destaco as declarações do presidente Jorge Tomás Henriques: “a inclusão da Alimentação na titularidade de um ministério vem ao encontro das propostas que a FIPA tem vindo a apresentar, por considerarmos essencial a valorização do setor agroalimentar em virtude da sua forte contribuição tanto para a economia nacional como para a sociedade”.
Defendemos há muito um compromisso nacional para a indústria agroalimentar e o reconhecimento da importância da cadeia de produção. É agora com expectativa que aguardamos a apresentação de medidas e de uma política estrutural, que fomente a competitividade do setor e a imperativa soberania alimentar nacional.
Neste enquadramento, consideramos essencial continuarmos o caminho do diálogo, tanto com o Governo como com o Parlamento. Acreditamos que o sentido de cooperação será fulcral não só para fazer face aos tempos de enorme imprevisibilidade em que todos nos encontramos, mas, acima de tudo, para a definição de uma estratégia alimentar consolidada para um futuro no qual não abrandarão os desafios económicos, ambientais e sociais.
Assente no seu espírito colaborativo e missão de fazer mais pela Alimentação, após a tomada de posse do Governo a FIPA irá apresentar aos novos responsáveis as Prioridades Estratégicas do setor para esta legislatura.
Fonte: FIPA