Programa MAIS Floresta, do PRR, reforça capacidade de resposta operacional dos bombeiros no combate aos incêndios rurais.
Uma verba de 12,6 milhões de euros, incluída no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa MAIS Floresta, vai permitir a aquisição de 81 viaturas de combate a fogos florestais que vão ser distribuídas pelos Corpos de Bombeiros localizados nos territórios onde se verifique uma maior carência.
Este reforço da capacidade de resposta operacional dos agentes de proteção civil no combate aos incêndios rurais, via contrato de comodato a celebrar com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), inclui 59 Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e 22 Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF), tratando-se da maior distribuição de veículos para resposta a fogos florestais desde 1980.
Os critérios para a seleção dos Corpos de Bombeiros foram propostos pela ANEPC e avaliaram a real capacidade para operacionalizar os meios e a área florestal a cargo. A lista final de distribuição das viaturas, comunicada à Associação Nacional de Municípios, à Liga dos Bombeiros Portugueses, aos Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC), aos Comandos Distritais de Operações de Socorro e aos Corpos de Bombeiros, contempla:
– 14 VFCI e 12 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC do Norte;
– 22 VFCI e 3 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC do Centro;
– 6 VFCI e 2 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC de Lisboa e Vale do Tejo;
– 13 VFCI e 5 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC do Alentejo;
– 4 VFCI para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC do Algarve.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.