A taxa de execução do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM 2020), que disponibilizou 284 milhões de euros para o setor, atingiu os 92% em outubro, indicou hoje o executivo regional PSD/CDS-PP.
“Fechamos o mês de outubro com uma taxa de execução efetiva de 92%. Estamos, neste momento, crentes que até 30 de novembro atingiremos os 96%, porque este é o último mês para os beneficiários, entidades públicas e privadas, carregarem os pedidos de apoio”, disse o secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel.
O governante falava aos jornalistas no Funchal, no âmbito da última reunião do Comité de Acompanhamento do PRODERAM 2020, que teve um prazo de execução de cinco anos.
Nuno Maciel indicou que 2.340 investimentos receberam apoio ao abrigo deste programa comunitário, envolvendo entidades públicas e privadas, empresas, associações e institutos do setor.
“[O dinheiro] foi investido nos territórios rurais, na modernização das explorações agrícolas, nos caminhos agrícolas, no desenvolvimento do produto agrícola regional, na sua qualidade, na sustentabilidade da agricultura, no desenvolvimento rural, nas políticas florestais, nos investimentos no setor da água”, precisou.
O secretário de Agricultura e Pescas destacou por outro lado a importância da reunião do Comité de Acompanhamento do PRODERAM 2020, que termina na sexta-feira e inclui visitas aos projetos financiados, vincando que se trata de um “momento de avaliação fundamental de prestação de contas”.
“É preciso arrancarmos rapidamente e em força com o PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum] e é preciso continuarmos a garantir os financiamentos da União Europeia que são fundamentais para as regiões ultraperiféricas”, sublinhou.


















































