O segundo meio aéreo de combates a incêndios já está na Madeira e estará pronto para começar a operar a partir de segunda-feira, informou hoje o presidente do Governo Regional.
Em declarações aos jornalistas, à margem da visita a uma empresa, no Funchal, Miguel Albuquerque disse que “este é o bom resultado da visita do senhor ministro da Administração Interna”, Luís Neves, no início do mês.
O segundo helicóptero de combate a incêndios na Madeira esteve inicialmente previsto para o verão do ano passado, mas o início da sua operação foi sucessivamente adiado.
Miguel Albuquerque considerou que o atraso se deveu a uma “burocracia bizantina” e assegurou que o processo agora está consolidado.
O helicóptero começa a operar na segunda-feira e permanecerá na região até ao final de novembro, indicou, sendo inteiramente custeado pelo Governo da República.
No próximo ano, acrescentou, voltará à região para os três meses de verão.
A Madeira tem, desde 2018, um meio aéreo em permanência a operar no Serviço Regional de Proteção Civil, que, além de auxiliar no combate a incêndios, é utilizado em operações de resgate.
O helicóptero em funções é custeado integralmente pelo Governo da Madeira, representando um investimento de 2,8 milhões de euros por ano.
















































