Jovem agricultor português vence prémio de Melhor Projecto Europeu atribuído no Parlamento Europeu

Jovem agricultor português vence prémio de Melhor Projecto Europeu atribuído no Parlamento Europeu

Manuel Grave, 29 anos, levou a Bruxelas, ao V Congresso Europeu de Jovens Agricultores, o projecto vencedor.

Localizado em Portel, o projecto consiste num investimento que envolve a instalação de um amendoal, que corresponde a uma densidade de 2.469 árvores por hectare, com a plantação das variedades Soleta e Lauranne, aplicação de processos de mecanização e uma utilização sustentável dos recursos. Além da forte preocupação ambiental, este investimento vai originar diversos postos de trabalho no Alentejo e a criação de valor para o setor.

O Congresso Europeu de Jovens Agricultores organizado anualmente pelo Eurodeputado Nuno Melo em parceria com a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal – e em colaboração com a Eurodeputada Espanhola Esther Herranz e a ASAJA – Associación Agraria Jóvenes Agricultores, decorreu hoje, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Com o patrocínio do grupo PPE, esta V edição contou com a presença de António Tajani, presidente do Parlamento Europeu e Manfred Weber, líder do grupo PPE no Parlamento Europeu.

Manuel Grave tem um mestrado em Engenharia Agronómica e conta com um percurso profissional em empresas de referência ligadas à produção. Mais recentemente, tem apoiado a instalação de produções de frutos secos, o que permitiu ganhar bastante conhecimento junto dos melhores produtores e conhecer as melhores práticas utilizadas no mundo.

Foram ainda atribuídos os seguintes prémios: prémio ao Projecto Mais Sustentável à Itália, ao jovem agricultor Stefan Rottensteiner e o prémio ao Projecto Mais Inovador à Bélgica, ao jovem agricultor Laurens Tack.

Este evento – considerado já o maior do sector a ser realizado na Europa – sublinha a importância crucial dos jovens agricultores na economia europeia.

Comente este artigo
Anterior Fito-Entrevista: Os desafios à produção de alimentos por João Júlio Cerqueira.
Próximo 8.º Investigar ICAAM - A Ciência por detrás dos Mapas - 14 de Novembro de 2018 - Évora

Artigos relacionados

Nacional

ADP Fertilizantes participa no XII Seminário da Cooperativa Agrícola de Montemor-o-Velho

A ADP Fertilizantes, líder de produção e comercialização no mercado de fertilizantes, participou no XII Seminário da Cooperativa Agrícola de Montemor-o-Velho, […]

Comunicados

A Maavim congratula-se pela aprovação da abertura dos apoios à Agricultura, votados hoje no Parlamento.

Esta era uma das “batalhas” que a Maavim, os seus colaboradores, associados e lesados levavam a cabo nos últimos meses, após a confusão verificada nas candidaturas aos apoios agrícolas. […]

Candidaturas e pagamentos

Nota de Esclarecimento: Formação de Jovens Agricultores

[Fonte: PDR2020]

1. Enquadramento legal

De acordo com a alínea e) do artigo 8.º do regime de aplicação da acção 3.1 “Jovens Agricultores”, […]