|
|
|
|
|
– 16-01-2009 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
IVDP refor�a defesa da origem �Douro� e �Porto�
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) continua a apostar fortemente na defesa das designa��es de origem �Douro� e �Porto�, com o desenvolvimento de v�rios projectos � escala mundial. E 2009 come�a em for�a, com o IVDP a integrar uma iniciativa de dimensão europeia de protec��o das designa��es comunitárias que envolve, além dos Vinhos de Douro e Porto, o Queijo Parmigiano-Regianno, o Presunto de Parma e os Vinhos da Borgonha. �Discover the Origin� � o nome da ac��o que arranca esta semana no Reino Unido com o objectivo de real�ar o valor comum destes produtos. Incrementar o consumo dos Vinhos do Douro e Porto junto de um público formado e com capacidade de compra � a meta do IVDP, tendo, obviamente, como fim �ltimo, consolidar e aumentar as vendas, procurando contrariar a tend�ncia dos �ltimos meses. A forte aposta que o IVDP tem vindo a fazer Também na área da protec��o da denomina��o de origem, nos EUA, com a criação do Center of Wine Origins, em parceria com as principais regi�es vitivin�colas do mundo (Champagne � Fran�a, Xerez � Espanha e os Napa Valley, Oregon e Washington), � agora refor�ada com este projecto � escala europeia. O que t�m em comum os Vinhos de Douro e Porto, o Queijo Parmigiano-Regianno, o Presunto de Parma e os Vinhos da Borgonha? A resposta � �bvia! são produtos de extraordin�ria e reconhecida qualidade, valores da Hist�ria, Heran�a e Tradi��o dos países de origem e t�m designa��es comunitárias PDO/DOC� Raz�es mais do que suficientes para que a sua defesa seja � escala europeia. O projecto, que � financiado pela União Europeia, pretende comunicar a �Excel�ncia Europeia� comum aos produtos envolvidos por ser intr�nseco dos D.O.C. e dos vinhos VQPRD, que privilegiam a origem, a segurança, o sabor e a traceabilidade dos produtos. Surge como objectivo da iniciativa, especialmente, acentuar o facto de os Vinhos do Douro e Porto, o Queijo Parmigiano-Regianno, o Presunto de Parma e os Vinhos da Borgonha terem caracterásticas espec�ficas associadas com as suas Origens Geogr�ficas e pertencerem a uma heran�a cultural espec�fica. �Discover the Origin� arranca esta semana, no Reino Unido, com apresenta��es das regi�es, provas e masterclasses com os cinco produtos. As ac��es de informação e promo��o das D.O v�o centrar-se na participa��o em Feiras de Vinhos e Gourmet, semin�rios em escolas, concursos, site internet, visita de jornalistas �s regi�es, publicação de livros e publi-reportagens em revistas, entre outras. Como grupos-alvo do projecto �Discover the Origin�, foram eleitos os consumidores com altos rendimentos, residente em áreas metropolitanas e �gourmets� entre os 30-45 anos; distribuidores de comida e vinhos, como supermercados, �retailers�, restaurantes e catering; e l�deres de opini�o, que seráo convidados a visitarem as regi�es que integram a iniciativa europeia. Oportunamente será publicado um calend�rio das ac��es a desenvolver no ambito deste projecto no site www.ivdp.pt e espera-se que as empresas adiram em for�a � iniciativa.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |