Na passada sexta-feira, dia 29 de setembro 2023, o Instituto Superior de Agronomia esteve em peso na Noite Europeia dos Investigadores, com vários docentes, investigadores do ISA, LEAF, CEF, TERRA e Jardim Botânico da Ajuda, assim como alunos.
“O ISA no Roteiro da Sustentabilidade” era o tema deste ano.
Desde as atividades hands-on, com as Professoras Catarina Prista, Mariana Mota e os vários alunos e investigadores dos diversos centros de investigação, ao debate da noite com o Professor David Fangueiro enquanto moderador e as Professoras Conceição Caldeira, Ana Luísa Soares, Anabela Raymundo e Teresa Ferreira no centro do debate.
No decorrer da conversa, o nosso ilustre painel e o público, responderam a várias questões bastante pertinentes. Desde: “Com as necessidades de uma população de 8 mil milhões de pessoas, podemos de facto falar em sustentabilidade no uso de recursos naturais? Em que medida o setor alimentar pode contribuir para o aumento da sustentabilidade global do planeta? Como conciliar várias questões ligadas à sustentabilidade: preservação da natureza, paisagem, alterações climáticas? Qual o papel da floresta e sua gestão na sustentabilidade global? De que forma o ISA está posicionado nesta temática da sustentabilidade? Quais são os projetos de inovação atualmente procurados pelas empresas para responder aos desafios da sustentabilidade? Neste momento e em muitos foros e atividades, encontra-se enraizada a ideia da sustentabilidade. No entanto, em termos de sociedade, continuamos a observar práticas insustentáveis do uso de recurso naturais. O que falta? Admitindo que a prática de sustentabilidade no dia a dia poderia ser praticada por todos nós individualmente, isso seria suficiente para a mudança? Diferentes sectores falam em sustentabilidades sectoriais – económica, administrativa, organização, social, ambiental. Qual é a verdadeira sustentabilidade ou a mais importante?”
O artigo foi publicado originalmente em Instituto Superior de Agronomia.