Iris – Associação Nacional de Ambiente

Iris – Associação Nacional de Ambiente

Em mais um 17 de junho, após a tragédia de Pedrógão, e em nome das suas vítimas, não podia a Íris, Associação Nacional de Ambiente, deixar de se pronunciar sobre a resposta política, entretanto desenvolvida, nomeadamente no que diz respeito à recuperação da área florestal ardida.

Quatro anos e três Secretários de Estado das Florestas depois, falhou redondamente a operacionalização de todos os planos, aprovados pelo Governo.

Três Secretários de Estado das Florestas, três inflexões na coerência de planeamento e operacionalização, de uma mesma Política Florestal, demonstram bem o divórcio entre o discurso imediatista e a ação, que se reclama projetada a longo prazo, na reconstrução da Floresta.

O plano de Revitalização do Pinhal Interior, revelou-se um autêntico fiasco em relação à floresta modelo, em Projeto Piloto, no que reporta ao seu ordenamento e reflorestação, com uma abaixa adesão aos apoios” do PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural), em que dos 16 milhões de euros disponibilizados, foram apenas mobilizados cerca de 900 mil euros, no total de 41 projetos aprovados.

Atrás de planos, planos vêm. A produção de planos é grande, mas a sua operacionalização nula.

Transformou-se a área ardida em “novo paiol”, enquanto se criam novos planos de transformação da paisagem.

Apesar de tudo, resta sempre a esperança, da transformação gradual da sensibilidade cívica aos problemas ambientais, que dite uma chance maior à efetiva Transformação da Paisagem.

Pela Direção Nacional da Iris – Associação Nacional de Ambiente
Carlos Fragoeiro

Comente este artigo
Anterior Pedrógão Grande: “Cabe-nos fazer tudo o possível para que não volte a acontecer” - Governo
Próximo FNA 2021 - Espaço Inovação, Investigação e Competitividade foi visitado por mais de 40 mil pessoas

Artigos relacionados

Nacional

Laurentina Pedroso é a nova Provedora do Animal, ex-bastonária dos Veterinários

A titular deste cargo tem a missão de defesa do bem-estar animal, promovendo uma atuação mais eficaz e coordenada do Estado, nomeadamente através do acompanhamento da atuação dos […]

Nacional

João Ponte: Produção de café nos Açores constitui mais valia económica que importa potenciar

O secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, na Ilha Terceira, as boas condições naturais e o interesse crescente dos produtores […]

Nacional

PSD/Açores questiona Governo Regional sobre devolução de fundos comunitários

O PSD/Açores questionou esta sexta-feira o Governo Regional, num requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, sobre a devolução de cerca de dois milhões de euros de fundos comunitários, […]