A partir de dia 04 de agosto, as condições meteorológicas sobre o território do continente deverão alterar-se significativamente, com o anticiclone dos Açores a estender-se em crista sobre o Golfo da Biscaia e Mediterrâneo ocidental promovendo uma circulação do quadrante leste sobre a Península Ibérica que irá favorecer uma situação meteorológica de tempo quente e seco, com céu geralmente limpo.
Prevê-se uma subida generalizada dos valores da temperatura máxima no dia 4, sendo expectáveis valores acima de 30°C na maior parte do território, com exceção de alguns locais da faixa costeira ocidental, e os valores mais elevados a situar-se entre 35 e 38°C nas regiões a sul do Tejo, em especial no interior do Alentejo e no Algarve.
Para o fim de semana, mantêm-se a tendência de subida da temperatura, com valores de temperatura máxima entre 35 e 40°C nas regiões Centro e Sul no dia 5.
Entre o dia 6 e o dia 9 a temperatura máxima deverá ficar entre 35 e 40°C na maior parte do território, com exceção de alguns locais no litoral onde os valores sessão mais baixos, e podendo atingir 43°C na região Sul.
As noites deverão ser quentes a partir do dia 5, com valores da temperatura mínima acima de 20°C a sul do Tejo e na Beira Baixa, estendendo-se nas noites seguintes para locais na região Centro e na região Norte.
Na cidade de Lisboa, prevê-se que no dia 04 a temperatura máxima se situe entre 32 e 34°C, e que durante o fim de semana possa atingir valores entre 37 e 40°C. A temperatura mínima irá variar entre 15 e 18°C no dia 04, e entre 19 e 21°C no fim de semana.
Em Fátima, prevê-se que no dia 04 a temperatura máxima se situe entre 32 e 34°C, e que no sábado varie entre 34 e 36°C, devendo atingir valores entre 36 e 39°C no Domingo. A temperatura mínima irá variar entre 14 e 15°C no dia 04, e entre 17 e 20°C no fim de semana.
Prevê-se a persistência de tempo quente durante a próxima semana, embora com tendência de descida gradual da temperatura a partir do dia 8 de agosto.
O vento soprará temporariamente moderado do quadrante norte no litoral oeste a partir da tarde, e sendo por vezes moderado do quadrante leste durante a madrugada e manhã.
O IPMA irá continuar a acompanhar a situação, atualizando este comunicado sempre que se justifique.
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/
Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
Para mais detalhes sobre o Perigo de Incêndio Rural consultar:
https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/