|
|
|
|
– 12-10-2012 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Interprofissional da corti�a reuniu-se para avaliar campanha de corti�a 2012FILCORK emite comunicado de campanha de extrac��o de corti�a de 2012 Conclu�da a campanha de extrac��o da corti�a de 2012 e ouvido o seu Conselho Consultivo, a FILCORK, Associa��o Interprofissional da Fileira da Corti�a informa os operadores econ�micos dos resultados obtidos e principais conclus�es com relevo para os mercados e agentes do sector: A campanha da corti�a de 2012 ficou marcada pela reduzida precipita��o ocorrida durante o 1� semestre do ano. A área de produ��o do Algarve, 4,6% do total nacional, foi fustigada por um inc�ndio de grande dimensão, mas a resili�ncia do sobreiro ao fogo permitirá um retornar da produ��o a estas áreas em pr�ximas campanhas. Os fen�menos ocorridos não afectaram a disponibilidade global de corti�a, tendo resultado em desloca��es pontuais da oferta e regulariza��o dos stocks industriais de certos tipos de corti�a. As condi��es e a dura��o da �poca de extrac��o variaram de regi�o para regi�o, tendo sido mais condicionada no interior e nas serras do que na zona das areias do Tejo e Sado. A capacidade t�cnica de extrac��o manteve a tend�ncia de erosão dos �ltimos anos, refor�ando a import�ncia do necess�rio esfor�o na qualifica��o de m�o de obra e nos processos de Inovação em curso. A corti�a que se encontrava disponível. para venda foi extra�da em perto de 90%, tendo a campanha atingido valores semelhantes aos obtidos para a campanha de 2011, ano para o qual se estima um valor próximo de 85 mil toneladas de corti�a. Os efeitos da actual crise econ�mica fizeram-se sentir em particular na concentra��o da procura num n�mero mais reduzido de operadores, face � campanha de 2011. O mercado do vinho apresenta uma tend�ncia de crescimento, sustentado principalmente por países emergentes como � o caso da China e por mercados como o norte americano. As novas aplica��es de corti�a t�m permitido potenciar a imagem desta matéria prima, natural, sustent�vel e suporte de ecossistemas de grande valia ambiental e paisag�stica. Igualmente, tem permitido ampliar o leque de produtos com que a industria pode contar para diversificar os seus mercados. A influencia das altera��es clim�ticas no vigor e vitalidade dos montados e dos ecossistemas em que se encontram inseridos, bem como alguns problemas fitossanit�rios espec�ficos, permanecem como prioridade da agenda de investiga��o e Inovação, com vista � melhoria da qualidade e produtividade dos montados. A fileira mant�m elevados padr�es de exig�ncia qualitativa, como resposta a um mercado marcadamente concorrencial e exigente, como e o mercado da rolha natural. A extrac��o de corti�a na campanha de 2012 permitiu assegurar as necessidades da ind�stria, face � procura de mercado e aos stocks existentes. através de uma estratégia bem definida para lidar com as dificuldades com que se vai deparando, a fileira continua a apostar no investimento na gestáo, na Inovação e na promo��o da qualidade, com reflexos no produto final e na posi��o que det�m nos mercados.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |