O Congresso Internacional da Pera vai acontecer de 26 a 27 de junho, em Óbidos, voltando a ocorrer em Portugal dez anos após ter-se realizado em Santarém, de acordo com o comunicado.
O Interpera reúne os principais intervenientes a nível internacional do sector da pera para debater questões comuns, refere o comunicado. Este ano, o evento é organizado pela Assembleia das Regiões Europeias das Frutas, Produtos Hortícolas e Hortícolas (AREFLH) e pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP).
De acordo com o comunicado, Portugal é um dos principais países produtores de pera a nível europeu, com um potencial produtivo de perto de 200 mil toneladas por ano, das quais cerca de 60% se destina à exportação.
Programa do evento:
26 de junho – Visitas técnicas
Durante as visitas técnicas os participantes poderão visitar pomares e centrais fruteiras da região, bem como os principais centros de investigação: INIAV e COTHN.
27 de junho – Conferência
No segundo dia, a conferência irá contar com várias mesas redondas e apresentações sobre temas como as tendências de mercado, a evolução da produção de pera na Europa e as questões relacionadas com os principais desafios do setor. Serão também divulgadas as primeiras previsões de colheita para 2024 dos principais países produtores europeus.
Os bilhetes já se encontram disponíveis online para venda.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.