Insetos como uma oportunidade na valorização de subprodutos – ENTOVALOR

Insetos como uma oportunidade na valorização de subprodutos – ENTOVALOR

Insetos como uma oportunidade na valorização de subprodutos (ENTOVALOR)

Objetivos:

O projeto EntoValor tem como objetivo principal contribuir para a transição para uma economia circular no sector agroalimentar, em que o valor dos produtos, materiais e recursos se mantenha na cadeia de valor o máximo de tempo possível e a produção de resíduos se reduza ao mínimo. Este é um contributo fundamental para desenvolvimento de uma economia sustentável, hipocarbónica, eficiente em termos de recursos e competitiva. Para tal pretendemos cumprir os seguintes objetivos específicos:

  • Reduzir o desperdício alimentar aumentando o volume de subprodutos orgânicos agroalimentares que são valorizados.
  • Reintroduzir os nutrientes presentes nos subprodutoss orgânicos na cadeia de valor através do desenvolvimento de uma fonte nutricional alternativa para a alimentação animal.
  • Fechar o ciclo do carbono devolvendo os nutrientes perdidos ao solo e às plantas, através do desenvolvimento de fertilizantes orgânicos para os solos.
  • Contribuir para o estabelecimento de normas de qualidade e biossegurança para as matérias-primas secundárias originadas pela valorização de resíduos.
  • Realizar uma prova de conceito à aplicação industrial e comercial dos conhecimentos previamente existentes e aos gerados durante o projeto.
  • Apresentar novos produtos (farinha de inseto e fertilizantes orgânicos) e serviços (instalação e manutenção de biodigestores), originados pela valorização de resíduos, no mercado nacional e explorar o mercado internacional.

Resultados:

O projecto EntoValor permitiu fazer uma prova de conceito quanto à produção de insetos através da conversão de subprodutos vegetais à escala semi-industrial. Além de ter sido possível converter várias toneladas de subprodutos gerados na agroindústria da região, foi possível gerar várias toneladas de larvas de inseto que foram processadas em farinha. Esta farinha foi testada como substituto parcial do bagaço e óleo de soja na alimentação de aves. Concluiu-se que é possível substituir totalmente o bagaço e óleo de soja na alimentação de galinhas poedeiras sem que exista um impacto significativo na produção de ovos e na sua qualidade, tendo sido também possível substituir em cerca de 65% o bagaço e óleo de soja na alimentação de frangos sem afetar os parâmetros produtivos e de qualidade da carne.

No que diz respeito aos fertilizantes orgânicos gerados e testados no âmbito do projeto, foi possível aumentar a produção de batata em cerca de 16% em campos de ensaio com a mesma quantidade de nutrientes veiculados por fertilizantes minerais, tendo sido também possível aumentar a qualidade de tomates produzidos nas mesmas condições. Foram ainda realizados ensaios em estufa onde foi validada a utilização do fertilizante na produção de alface, luzerna e tomate, tendo sido notória a capacidade de nutrir estas plantas e em aumentar a atividade microbiana benéfica do solo.

De uma forma geral, o processo estudado no projeto EntoValor permitiu gerar produtos finais inovadores que contribuem para reduzir a dependência do sector agropecuário da importação de matérias-primas para a alimentação animal e fornecer uma alternativa aos fertilizantes químicos e minerais na nutrição vegetal, gerando-se um fertilizante orgânico capaz de nutrir as plantas, mas também melhorar a estrutura do solo, a sua saúde e capacidade de reter água. Assim, este processo não só gera valor e soluções como é 100% assente em princípios de económica circular, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência da utilização dos recursos naturais e por conseguinte o respeito pelo meio ambiente.

No projeto EntoValor devolvemos os nutrientes perdidos às plantas e aos animais

Entidade beneficiária | Ingredient Odyssey Lda , INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Agromais Plus, Rações Zêzere, Consulai

Data de aprovação | 09-08-2016
Data de inicio | 01-09-2016
Data de conclusão | 31-12-2019


Custo total elegível | 747780,38€
Apoio financeiro da União Europeia | 
Apoio financeiro público nacional/regional | 

Comente este artigo
Anterior Bruxelas devolve 467 milhões a agricultores europeus. Portugal recebe sete milhões
Próximo Previsão do tempo - fim de semana (30 Nov-01 Dez)

Artigos relacionados

Últimas

Produção de gin com soro de leite de ovelha representa Portugal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Uma jovem cientista representa Portugal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Rodrigo Carvalho concorre com projecto inovador de produção de gin através do aproveitamento do soro de leite de ovelha resultante da produção de queijo. […]

Sugeridas

SIRESP volta a falhar em incêndio no concelho de Alijó

Um mês depois dos incêndios de Pedrógão Grande, em que morreram 64 pessoas, o SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança) voltou a falhar, […]

Sugeridas

Oferta de Emprego: Gestor Obra Espaços Verdes – Portugal

O nosso cliente é uma empresa que actua em todo o território nacional, especializada em Serviços e obras públicas, nomeadamente na área da Manutenção, requalificação e construção de Espaços Verdes, serviços e obras florestais, Construção e Obras Públicas. […]