InovCluster trabalha com parceiros europeus para criar ecossistema alimentar saudável

A InovCluster — Associação Agro-Industrial do Centro deu início a um novo projecto internacional, o Atlantic Area healthy food Ecosystem – AFHES o qual tem como objectivo criar um ecossistema inovador com acesso ao conhecimento, parceiros e novos mercados, por forma a aumentar o conhecimento e a capacidade das PME de fornecerem o mercado com soluções inovadoras ao nível dos alimentos saudáveis.

Trabalhar com sete parceiros europeus, num projecto 1.2 milhões de euros co-financiado pela União Europeia através do FEDER e do programa Interreg ATLANTIC, irá aumentar a competitividade das PME locais neste sector emergente, garante fonte institucional da InovCluster.

Representação portuguesa

Em Portugal, este projecto é desenvolvido pela InovCluster e pelo INSA – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e reúne parceiros de França (Association du Pole de Competivite VALORIAL), de Espanha (CLUSAGA e EIT Food CLC South, S.L.), da Irlanda (Northern Ireland Food & Drink Association e a National University of Ireland Galway) e do Reino Unido (BIC Innovation, apoiado pelo parceiro associado – o Governo do País de Gales) que criarão uma rede colaborativa entre empresas e organizações para responder às necessidades do mercado da alimentação saudável.

Os oito parceiros estiveram reunidos durante dois dias, em Santiago de Compostela, nas instalações do líder do projecto, o CLUSAGA, arrancando com esta iniciativa, analisando e debatendo as últimas oportunidades ao nível da investigação, neste sector em cada uma das regiões participantes por forma a alinhar a estratégia de implementação do projecto que se prolongará até ao final de 2022.

Apoiar as empresas do sector da alimentação e bebidas

Cláudia Domingues Soares, presidente da InovCluster salienta que, “o foco do Projecto AHFES é o de apoiar as empresas do sector da alimentação e bebidas a ultrapassar as barreiras que encontram quando pretendem desenvolver novos produtos dirigidos ao mercado dos alimentos e bebidas saudáveis”.

A responsável pela Inovcluster, salienta ainda que “esta reunião de parceiros foi uma oportunidade mútua, quer para a equipa da InovCluster, quer para os restantes representantes das instituições parceiras, de aprender mais sobre a forma como transferir para a indústria e o mercado os novos conhecimentos e tecnologias, e ainda de criar uma estratégia clara de apoio às PME afim de as fazer chegar aos seus mercados alvo”.

Outros eventos de networking serão desenvolvidos nas várias regiões parceiras deste projecto ao longo dos próximos três anos.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior PS/Açores realiza jornadas sobre “Inovação & Desenvolvimento Tecnológico: da Agricultura ao setor Espacial”
Próximo Gestores de água para rega propõem ao Governo estratégia até 2050

Artigos relacionados

Sugeridas

Responsabilidades políticas começaram com o primeiro Governo de Cavaco Silva

[Fonte: Sic Notícias]

Miguel Sousa Tavares esteve esta segunda-feira na edição especial da SIC Notícias sobre a tragédia de Pedrógão Grande. […]

Últimas

AgroSemana: Capoulas Santos condecora Phil Hogan Medalha de Honra da Agricultura

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, vai atribuir a Medalha de Honra da Agricultura ao Comissário Europeu da Agricultura, […]

Últimas

Ciência & Vinho – do terroir para o copo – 7 de Setembro 2017 – Porto

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP) anuncia a realização da Conferência Ciência & Vinho, em parceria com a Universidade do Porto. […]