Incêndios: Condomínio das Aldeias apoia gestão florestal na Serra da Lousã

Incêndios: Condomínio das Aldeias apoia gestão florestal na Serra da Lousã

O projeto “Condomínio de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta” está a decorrer em povoações da Serra da Lousã, para reduzir o risco de incêndio, anunciou hoje a Câmara da Lousã.

O Condomínio de Aldeias consiste num “programa de proteção aos aglomerados localizados na interface urbano/florestal, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos”, refere o Município da Lousã em nota de imprensa hoje divulgada.

A iniciativa visa ajudar a reduzir o “risco de incêndio” e a promover a “proteção de pessoas e bens”, sublinha a autarquia, no distrito de Coimbra.

O projeto, financiado pelo do Fundo Ambiental, envolve um investimento de cerca 50 mil euros, especifica a Câmara.

As intervenções ocorrerão nas aldeias do Vaqueirinho, Talasnal, Catarredor e Casal Novo.

No caso de Vaqueirinho, será implementada uma “faixa de 100 metros em torno da aldeia, através da gestão de combustíveis”, explicita a câmara.

Nas aldeias do Talasnal e Catarredor, serão construídos muros, visando a “estabilização de socalcos, sendo que no acesso ao Talasnal está também em curso uma ação de controlo de espécies invasoras, estando prevista a plantação de cerca de 300 castanheiros”.

O projeto emvolve ainda trabalhos em sistemas de drenagem e pontos de água, no Talasnal, e, no Casal Novo, intervenções nos tanques existentes.

No âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), serão feitos trabalhos de implementação/renovação das faixas de gestão de combustível no espaço florestal do concelho, nomeadamente na Serra da Lousã, conclui a Câmara.

Comente este artigo
Anterior Previsão período alargado - Continente - 22 mar. a 18 abr. 2021
Próximo Governo Regional vai estudar a diversificação agrícola nos Açores, anuncia António Ventura

Artigos relacionados

Últimas

Rumo à neutralidade carbónica. Agricultura: problema ou solução?

No âmbito da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação que decorre de 28 a 31 de março no ALTICE FORUM BRAGA, […]

Sugeridas

Montalegre reduz ninhos de vespa asiática em 75% com rede de armadilhas

A rede de armadilhas levada a cabo pela Câmara Municipal de Montalegre, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), está a dar resultado. […]

Comunicados

Em tempo de Cerejas, o Município do Fundão convida a apadrinhar uma cerejeira

A Campanha da Cereja do Fundão está de volta e, da Rota Gastronómica ao Festival Sabores da Cereja, passando pela Festa da Cereja online, e por diversas atividades turísticas, muitas são […]