Impacto da greve dos motoristas na agricultura “pode constituir um desastre”

Impacto da greve dos motoristas na agricultura “pode constituir um desastre”

Em declarações à Lusa, o presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, afirmou que uma greve em pleno mês de agosto, altura da colheita de vários produtos, como por exemplo o tomate, a pera-rocha e a uva para o vinho,  “pode constituir um desastre” e não sabe se “o Governo está consciente” quanto à sua gravidade.

“Pretendemos que o Governo tome a devida consciência da situação, porque em pleno mês de agosto com temperaturas elevadas, com culturas perecíveis, que têm de ser colhidas em períodos de tempo muito curtos que estão programados há meses, [as culturas] não podem de maneira nenhuma ficar no terreno”, disse Eduardo Oliveira e Sousa.

O dirigente da CAP considerou ainda que a rede de emergência para abastecimento dos postos de combustíveis anunciada pelo Governo não contempla as zonas rurais.

Para a CAP, defendeu Eduardo Oliveira e Sousa,  “é necessário criar um sistema de prioridade de abastecimento dos postos onde os agricultores possam acorrer para que as colheitas não fiquem postas em causa”.

“Na perspetiva de uma greve que não sabemos quanto tempo demora, é instalado um pandemónio no país e esse pandemónio no setor agrícola é a ruína, pura e simples”, acrescentou, esclarecendo que os seguros agrícolas não contemplam este tipo de situações e que a perda de uma colheita, fruto do trabalho de um ano inteiro, pode levar “milhares de pessoas à falência concreta”.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior Greve dos motoristas de matérias perigosas: CAP quer que Governo assegure actividade agrícola
Próximo O Olival Intensivo e o seu Impacte Ecológico

Artigos relacionados

Últimas

“Havendo responsabilidades, o Estado deve assumi-las”

Carlos Santos Neves – RTP 28 Jun, 2017, 16:15 / atualizado em 28 Jun, 2017, 18:46 | Política

“Esta tragédia não teve precedentes na nossa história democrática, […]

Nacional

28 de Setembro: Dia Mundial Contra a Raiva. Vacine o seu cão

O Dia Mundial Contra a Raiva é celebrado amanhã, 28 de Setembro. Em 2019 o foco da campanha é a vacinação anti-rábica dos cães. […]

Sugeridas

Nuno Russo: Organizações de Produtores são elemento estruturante da melhoria da posição dos agricultores na cadeia alimentar

O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, esteve hoje presente no Seminário “CONFAGRI” – Novo Regime de […]