IACA apoia pequenos produtores com entregas diárias de ração para animais

IACA apoia pequenos produtores com entregas diárias de ração para animais

A IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais – retoma o projeto IACA Solidária, criado em 2017, para apoiar produtores afetados pelos fogos desse ano em Portugal.

Os industriais de alimentos compostos para animais, através da IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais está a entregar, de forma solidária, as primeiras toneladas de alimentos compostos, destinados a animais pertencentes a pequenos produtores que foram afetados pelos incêndios em Vila de Rei, em Mação e na Sertã. Ao todo são 3000 pequenos ruminantes (ovinos e caprinos) e 100 bovinos que estão em défice nutricional nestas zonas.

A alimentação que é entregue hoje na Zona Industrial do Carrascal, em Vila de Rei, aquando da visita do Ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, junta-se à já entregue ontem, perfazendo um total de 6 toneladas de alimentos a distribuir a mais de duas centenas de pequenos produtores afetados. A operação vai continuar nos próximos dias e enquanto for necessária. A ação, que está a ser implementada em articulação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e com os responsáveis veterinários dos municípios afetados pelos incêndios, inclui a possibilidade de produção de ração de emergência, uma alimentação animal com características especiais e que visa garantir as necessidades básicas dos animais enquanto a normalidade não é retomada.

A iniciativa IACA Solidária teve início em 2017, envolvendo voluntariamente todos os associados da instituição, para prestar apoio aos produtores pecuários, e seus animais, afetados pelos incêndios que devastaram Portugal em junho e outubro desse ano. Foram oferecidas mais de 150 toneladas de alimentos para animais e foi criada uma ração de emergência para garantir a subsistência dos mesmos.

Em 2019, ao retomar a iniciativa IACA Solidária que envolve, até ao momento, seis dos associados da instituição, que representa 80% da produção nacional, Jaime Piçarra, Secretário-Geral da IACA, afirma: “contribuir para o bem-estar animal, no que à alimentação diz respeito, e sermos solidários com as populações, é uma das missões desta Associação. Não poderíamos fazer outra coisa se não o que estamos a fazer neste momento e o que fizemos em 2017: ir para o terreno e zelar para que os animais estejam bem nutridos, mesmo em situações anómalas como as que enfrentamos neste momento.”

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Oferta de estágio - Engenheiro Agrónomo – Estágio Vindima - Vidigueira
Próximo França. Vários milhares de hectares de plantações devastados por incêndios

Artigos relacionados

Sugeridas

Agricultores dispõem-se a ajudar na desinfeção das ruas

Em entrevista ao Fórum TSF, Eduardo Oliveira e Sousa, da Confederação dos Agricultores de Portugal, comentou as medidas do Governo para apoio […]

Notícias PAC pós 2020

El FEGA actualiza las fichas de información del contenido de las capas SIGPAC 2019

El Fondo Español de Garantía Agraria (FEGA) ha publicado en su página web (fega.es) la descripción detallada de las capas del SIGPAC (Sistema de Información Geográfica de Parcelas Agrícolas) que se pueden consultar a través del Visor y del servicio WMS, […]

Cotações ES

Las heladas empujan los precios de la almendra a máximo anual


Las heladas están poniendo en duda el éxito de la cosecha de almendra de este año en las principales zonas productoras de nuestro país, […]