Hidro Ibérica – Agricultura, Regadio e Vida: 30 Anos de Paixão

Hidro Ibérica – Agricultura, Regadio e Vida: 30 Anos de Paixão

Hidro Ibérica – Estudo e Montagem de Regas

Uma parceria para a vida.

30 anos de Proximidade

Na vida de Jorge Salgueiro, fundador da Hidro Ibérica (HI), a paixão pela Natureza, pelos espaços verdes e pela agricultura têm sido uma constante, o que o levou desde cedo a aperceber-se do potencial dos recursos naturais e da necessidade de apoio aos agricultores.

É um homem apaixonado pela agricultura, pelo regadio e pela vida! Um homem a quem tudo interessa, que nunca se conforma e continuamente se entrega ao serviço dos outros. Só assim tem sido possível, ao longo dos anos, a entrega total à missão de apoiar e esclarecer o agricultor e empresário agrícola, para que este consiga os melhores resultados”, afirma Alexandre Castilho, Diretor Geral da Hidro Ibérica.

Jorge Salgueiro nasceu em África, no seio de uma família tradicional de agricultores do Ribatejo que rumou para Angola à procura de novos desafios. Sendo filho do Presidente da Junta dos Cereais, foi o pai quem lhe incutiu o gosto pela agricultura. Décadas mais tarde, o fascínio por África fê-lo voltar à sua terra natal, onde atualmente detém projetos na área do regadio e presta serviços de consultoria agrícola, em parceria com a AGROZOOTEC (sediada em Luanda, Angola).

Licenciado em Agronomia pela Escola Superior Agrária de Santarém, Jorge Salgueiro encontra-se ligado à rega desde o início da sua carreira profissional. Começou como comercial na John Deere e, em 1988, criou a Hidro Ibérica em sociedade com a RKD (Fabricante de Pivots em Valladolid), representando a marca desde então.

As histórias que marcam a História da empresa são tantas quantos os hectares que a Hidro Ibérica tem ajudado a regar no nosso País e, mais recentemente, em Angola e Moçambique.

30 anos ao serviço dos Clientes

Proximidade e atenção ao Cliente: Os Clientes sabem que podem contar permanentemente com o apoio dos técnicos da Hidro Ibérica, a qualquer momento, quer se encontrem em Portugal ou em África. À medida que o número de Clientes se foi avolumando e alargando de norte a sul do País e depois para o estrangeiro, tornou-se fundamental descentralizar e chegar mais perto de todos, através da criação de delegações em Castelo Branco, Aljustrel e Avis e Luanda. Assim, tem-se conseguido manter um serviço atento e próximo das necessidades de cada Cliente.

Estimular o emprego local: Sendo um orgulhoso Ribatejano, Jorge Salgueiro tem dado sempre prioridade à contratação de recursos oriundos de localidades próximas da sede da Empresa, como Benavente, Samora e, claro, Salvaterra de Magos. Têm sido apostas claramente ganhas, pois é graças ao empreendedorismo, à perseverança e ao trabalho dedicado de todos os colaboradores que têm passado pela Hidro Ibérica, que a empresa tem superado os obstáculos que vão surgindo ao longo destes últimos 30 anos.

Uma equipa de sucesso: A Hidro Ibérica tem hoje uma equipa coesa, comercialmente forte e tecnicamente competente. A lealdade é fundamental entre os elementos da equipa e para com a empresa. Cada funcionário é como um elemento da Família, com funções bem definidas, competências claras e a quem se exige responsabilidade e profissionalismo.

Serviços Hidro Ibérica

Projeto, Montagem e Assistência

Chave-na-mão

Consultoria Agrícola

Implantação de Amendoal, Olival, Vinha e outros

Ao mesmo tempo que se estimula uma competição saudável, incute-se o conceito de criação de valor e de crescimento sustentado. Como consequência, regista-se um aumento continuado do volume de vendas e do número de trabalhadores, cada vez mais qualificados e especializados. O trabalho em equipa é essencial, sendo o lugar de cada um claramente definido e específico. A aposta na formação é uma constante na Hidro Ibérica, o que permite contribuir para um serviço completo e eficiente.

Boas relações: Além de um serviço vocacionado para o cliente, a Hidro Ibérica tem sempre a preocupação de criar e manter estreitas relações de parceria com os fornecedores. Bons exemplos disso são a relação de 30 anos com a marca de pivots RKD – Irrigation Equipment, da qual é representante exclusivo para Portugal e África, assim como a estreita relação com a viveirista Agromillora, que tem alcançado desenvolvimentos notórios com as mais variadas plantas, como amendoeiras e oliveiras, ao permitir o desenvolvimento do cultivo superintensivo destas espécies.

A inovar há 30 anos

Ao manter a aposta na permanente procura de qualidade e inovação tecnológica, os novos desafios têm em conta as preocupações ambientais e, como tal, procuram-se sempre soluções ecologicamente sustentáveis, oferecendo aos clientes um conjunto de equipamentos de rega com eficiência energética superior e que possibilitem uma maior poupança de água.

O futuro a curto/médio prazo da Hidro Ibérica passa por apoiar os clientes e parceiros na prática sustentada de Agricultura de Precisão, associada à utilização de aparelhagem de tecnologia avançada, que avalia e acompanha de maneira mais precisa as condições das áreas de atividades agronómicas, com base no princípio da variabilidade do solo e do clima.

A qualidade, o profissionalismo, a competência e a inovação fazem parte do DNA da Hidro Ibérica: há 30 anos que apoia o cultivo dos melhores produtos que a Natureza proporciona de um modo responsável, eficiente e inspirador.

”As novas tecnologias e toda a investigação que tem sido feita nos últimos anos em Portugal e no Estrangeiro trouxeram avanços inegáveis à agricultura, mas o verdadeiro objetivo, que devia ser global, consiste em preservar o futuro das próximas gerações e isso só é possível através da sustentabilidade agrícola.” Jorge Salgueiro

30 anos de dedicação e profissionalismo

Toda a equipa se dedica com empenho e profissionalismo a cada projeto que surge. Os novos desafios são uma constante na vida da Hidro Ibérica, que os encara como oportunidades de desenvolver produtos pioneiros, como foi o caso da rega gota-a-gota subterrânea para vinha, num projeto-piloto executado pela Fundação Eugénio de Almeida em parceria com a Universidade de Évora.

Tendo em conta que a agricultura representa 6% do PIB, 13% do emprego e 14% das exportações, é claro que envolve uma parte fundamental da economia do nosso País. A água é fonte de vida e uma boa utilização dos recursos hídricos é essencial. Aqui entra o papel fundamental da Hidro Ibérica, ajudando, desenvolvendo e incentivando boas práticas de utilização de equipamento de recursos hídricos. Acima de tudo, ajudando a representar a nossa identidade enquanto bons utilizadores de água, enquanto portugueses. É isto que a Hidro Ibérica representa. É esta a paixão de Jorge Salgueiro.

Comente este artigo
Anterior 17•56 Museu & Enoteca: Real Companhia Velha abre novo centro de visitas no Cais de Gaia à beira rio
Próximo 1918-2018. Centenário do Ministério da Agricultura em vídeo. Já viu?

Artigos relacionados

Comunicados

1º Programa de Aceleração do projeto AgriEmpreende arranca em Setembro

Iniciativa destinada a ideias de negócio nas temáticas da agro-indústria e alimentação.
No seguimento do 1º Concurso de Ideias de Negócio do projeto AgriEmpreende, segue-se agora o 1º Programa de Aceleração. A iniciativa, gratuita e com número de vagas limitadas […[

Comunicados

Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da FCTUC e GNR assinam protocolo de colaboração

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e a Guarda Nacional Republicana (GNR) vão assinar um protocolo de colaboração, na próxima sexta-feira, dia 20 de julho. […]

Comunicados

Biofuels: Key lever for transport decarbonisation, according to Fuels Europe

[Fonte: Farm Europe]

Posted on 02/10/201802/10/2018

In its 2050 vision, presented a few days ago, the fossil fuels industry highlighted an analysis showing that “biofuels” […]