Há novos focos de peste suína africana em suínos domésticos na Bulgária

A Comissão Europeia acaba de demarcar novas zonas de risco elevado de peste suína africana depois de ocorrerem outros casos da doença em suínos domésticos na Bulgária.

Segundo a Decisão de Execução (UE) 2019/1212 da Comissão, de 16 de Julho de 2019, em Julho de 2019, foi observado um foco de peste suína africana em suínos domésticos na região de Burgas, na Bulgária, numa zona não enumerada no anexo da Decisão de Execução 2014/709/UE.

Este foco de peste suína africana em suínos domésticos constitui um aumento do nível de risco que deve ser reflectido no referido anexo. Por conseguinte, essa zona da Bulgária afectada pela peste suína africana deve constar da parte III do anexo da Decisão de Execução 2014/709/UE.

Pode consultar a Decisão aqui.

A peste

A Peste Suína Africana (PSA) é causada por um vírus que provoca uma doença muito grave nos suídeos que se expressa por um quadro clínico com exuberantes sinais hemorrágicos sendo quase sempre mortal.

As espécies sensíveis são os suínos domésticos e os selvagens (javalis) de qualquer idade.

O vírus da PSA pode difundir-se facilmente por contacto directo ou indirectamente através de fomites ou outros veículos transmissores. Devido à sua gravidade, com rápida evolução da doença e à grande difusibilidade do vírus, a doença tem um elevado impacto social e económico, devido ás perdas provocadas.

O vírus da PSA não representa qualquer perigo para a saúde humana. Também não existe vacina nem tratamento para esta doença.

Veja aqui as medidas preventivas contra a doença.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior SIMAB estuda implantação de Plataforma Agroalimentar em Cabo Verde
Próximo RA 2019 - Recrutamento de Entrevistadores

Artigos relacionados

Notícias inovação

Novo serviço da Consulai – AGRO BI

No 9.ª Colóquio Nacional do Milho, que decorreu na Póvoa do Varzim, no passado dia 7 de Fevereiro, a CONSULAI teve a oportunidade de apresentar um novo serviço – […]

Eventos

Missão Empresarial à Feira SuperMinas – 15 a 22 de Outubro 2017 – Brasil

A Câmara Agrícola Lusófona (CAL) está a dinamizar a participação de pequenas e médias empresas (PME) nacionais a estarem presentes no expositor de Portugal, […]

Sugeridas

Xylella já está presente em trinta municípios espanhóis e afeta três novas espécies

Segundo adianta a publicação Phytoma, os resultados das pesquisas realizadas desde a última atualização da presença de Xylella em Espanha na Comunidade Valenciana, […]