Centro de Frutologia Compal: Guarda e Mangualde receberam taças da Volta a Portugal em fruta do Centro de Frutologia Compal

Centro de Frutologia Compal: Guarda e Mangualde receberam taças da Volta a Portugal em fruta do Centro de Frutologia Compal

[Fonte: Centro de Frutologia Compal]

Sete turmas da Escola Básica Ana de Castro Osório, de Mangualde, e quatro turmas da Escola Básica do Bonfim partiram numa verdadeira aventura à descoberta da fruta DOP e IGP de Portugal.

Os alunos da Escola Básica Ana de Castro Osório, em Mangualde, e Escola Básica do Bonfim, na Guarda, aceitaram o desafio do Centro de Frutologia Compal e, após uma votação renhida no Facebook da Compal, que mobilizou professores, pais e restante comunidade local foram vencedores da Volta a Portugal em Fruta.

Em clima de festa, os alunos e professores receberam, hoje, 13 de fevereiro, o Centro de Frutologia Compal com diversas atividades performativas sobre a fruta e a sua importância na alimentação. No final, foram entregues às duas turmas vencedoras, 3ºB, da Escola Básica Ana de Castro Osório e à C13, da Escola Básica do Bonfim, na Guarda, as Taças da Volta a Portugal em Fruta.

O Centro de Frutologia Compal lançou a iniciativa Volta a Portugal em Fruta com o principal objetivo de valorizar as frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal e reforçar a importância do consumo de fruta numa alimentação equilibra. Esta iniciativa levou o Mapa das Frutas de Portugal e diversos materiais multimédia lúdico-didáticos a mais de 60 escolas do ensino básico, de 23 concelhos das regiões demarcadas com fruta DOP e IGP em Portugal. Este mapa foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e com o apoio da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional e da Associação Portuguesa de Nutrição.

→Conheça os trabalhos das turmas das várias regiões de Portugal aqui←
→Conheça esta e muitas outras iniciativas do Centro de Frutologia Compal aqui←

Comente este artigo
Anterior Brasil: Esalq/USP é destaque do Guia do Estudante Profissões Vestibular 201
Próximo Limpar as florestas nacionais vai dar benefícios fiscais

Artigos relacionados

Comunicados

Portugal: Uma estratégia para o crescimento – Agricultura e Floresta

Seminário realizado dia 23/03/2017, organizado pelo Forum para a Competitividade, com o apoio da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal – e da Católica Lisbon School of Business and Economics.
Veja aqui o Relatório Setorial do Grupo de trabalho VII sobre Agricultura e Floresta.

Nacional

ACTUAR apresenta contributos para a consulta pública da proposta de Estatuto da Agricultura Familiar em Portugal

A ACTUAR – Associação Para a Cooperação e o Desenvolvimento congratula os esforços realizados no sentido da construção de um Estatuto para a Agricultura Familiar em Portugal e valoriza o importante debate público relativamente ao mesmo.
A ACTUAR considera, ainda assim, que alguns dos elementos apresentados on texto da consulta pública do Governo de Portugal (link) carecem de aprofundamento e  / ou de revisão, […]

Internacional

Decrease IN EU compound feed production in 2016 (-1%) – A further drop expected in 2017 due to Avian Influenza & environmental restrictions

Compound feed production estimates for 2016
The industrial compound feed production for farmed animals ¹ in the EU-28­² in 2016 reached an estimated level of 153.4 mio. t, i.e. 1% less than in 2015, according to data provided by FEFAC members.
As regards cattle feed, the picture is extremely contrasted throughout Europe. […]