O Grupo Nabeiro-Delta Cafés reforça o seu compromisso com o ambiente e a responsabilidade social através do projeto de economia circular, desenvolvido em parceria com a To Be Green, que consiste em dar uma nova vida às fardas descontinuadas de várias empresas do Grupo – Camelo, Novadelta, Tecnidelta e Toldiconfex – transformando-as em 400 mantas 100% recicladas, que serão entregues a instituições sociais locais, contribuindo para a proteção do ambiente e para o apoio às comunidades.
O projeto insere-se na estratégia de sustentabilidade do Grupo Nabeiro e permitiu evitar que mais de uma tonelada de resíduos têxteis fosse encaminhada para aterro sanitário, reduzindo 1.224 kg de emissões de CO₂, poupando 23.331 m³ de água e 63,63 GJ de energia.
As mantas solidárias serão oferecidas no Dia Internacional do Idoso, que se comemora a 1 de outubro, numa iniciativa promovida pelo Coração Delta, a Associação de Solidariedade do Grupo Nabeiro, que, com o apoio, da equipa do projeto de voluntariado ”Tempo para Dar”, dará mais conforto à população idosa em situação de isolamento ou de carência, nomeadamente os utentes do Lar de Degolados e da Santa Casa da Misericórdia de Degolados, reforçando a proximidade entre o Grupo Nabeiro e a comunidade.
As restantes mantas serão distribuídas por outras instituições locais com o apoio dos alunos do ATL – Centro de Talentos Alice Nabeiro – compostos por crianças dos 3 aos 12 anos em regime de tempo livre – promovendo o envolvimento das novas gerações e motivando-os para serem agentes de mudança, conscientes das necessidades dos outros e comprometidos com o bem comum.
Através desta iniciativa, o Grupo Nabeiro reafirma, uma vez mais, que a inovação, o respeito pelo ambiente e a aposta na sustentabilidade geram impacto positivo e promovem uma mudança responsável. Simultaneamente, promove a solidariedade e o espírito de ajuda, reforçando a sua relevância para a construção de uma sociedade mais empática, justa e coesa.
“Esta é uma iniciativa simbólica que mostra que, para nós, todos os passos na descarbonização do negócio contam e são passíveis de inovação ambiental. Este é um bom exemplo de como podemos associar ciência, tecnologia e negócio para criar projetos circulares, mitigando a produção de resíduos e o seu impacto ambiental. A produção de resíduos e a sua deposição em aterro é um dos maiores problemas ambientais que enfrentamos atualmente e o Grupo Nabeiro está determinado a mitigar este impacto nas suas operações. Ao mesmo tempo, damos uma nova vida a estes resíduos que têm um impacto social junto de populações mais vulneráveis. Este é, portanto, um exemplo da nossa forma de atuar: inovar e atuar para um futuro mais sustentável e justo, onde cada gesto conta.”, sublinha Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.
Fonte: Grupo Nabeiro-Delta Cafés