Governo quer ter 100% do Portugal 2020 aprovado e 50% executado até fim do ano

Governo quer ter 100% do Portugal 2020 aprovado e 50% executado até fim do ano

O Governo quer acabar o ano com cerca de 100% dos fundos do Portugal 2020 aprovados e uma taxa de execução de 50%. Objetivo é dar um ano de hiato antes de se iniciar o novo quadro comunitário.

O Governo quer ter 100% dos fundos do Portugal 2020 aprovados até ao final deste ano e uma execução de 50% em termos de fundos de coesão. A informação foi transmitida pelo ministro do Planeamento, Nelson de Souza, em entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios.

A intenção do Governo é concluir este ano com uma taxa de aprovação entre 95% e 100%, na ordem dos 5.000 milhões de euros. O objetivo é “deixar um ano de hiato, para se começar a preparar já os novos projetos” que deverão começar a ser aprovados “no início de 2021”, já ao abrigo do novo quadro comunitário, explicou o ministro.

Em termos de execução de fundos de coesão, o Governo quer “ter uma taxa de execução muito perto dos 50%” até ao fim de 2019, garantiu Nelson de Souza.

O ministro avançou ainda que, dos 25 mil milhões de euros do Portugal 2020, 77% do valor já está “aprovado e contratado com os beneficiários”. A execução ronda os 36%, revelou o governante.

Foram já apreciados 120 mil projetos, que têm seguido o seu curso. Mas o ministro admite que existem queixas de atrasos no despacho dos processos, pelo que o Governo promete reforçar o IAPMEI com novos recursos humanos.

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários.

Comente este artigo
Anterior Agro Aruil - 25 de maio - Almargem do Bispo - Sintra
Próximo FICOR - Feira Internacional da Cortiça - 30 de maio a 2 de junho - Coruche

Artigos relacionados

Nacional

Atelier de Inovação de Produção Animal – 18 Julho 2017

Os ateliers de inovação chegam ao fim, amanhã, dia 18 de Julho com o tema da produção animal. O último atelier de inovação decorrerá na ESAS – […]

Nacional

Vitacress vai estar presente em evento sobre inovação e sustentabilidade

Será que já ouvimos falar de tudo sobre inovação e sustentabilidade? Por acreditar que não, a GS1 Portugal está a organizar um debate que aborda a temática do supply chain a partir desta perspectiva. […]

Nacional

Luís Pato está no ‘TOP 100 Wineries of 2019’ da Wine & Spirits

Luís Pato, produtor vitivinícola e marca de vinhos da Região Demarcada da Bairrada, consta na edição de 2019 da lista das 100 melhores adegas do Mundo – […]