Governo dos Açores defende investimentos para a redução de custos dos agricultores

Governo dos Açores defende investimentos para a redução de custos dos agricultores

[Fonte: Açoriano Oriental]

O Governo dos Açores salientou a importância de investimentos para a redução de custos dos produtores, na inauguração do sistema de abastecimento de água da Fonte do Pontal e do Caminho Agrícola do Jorge Nunes, na Graciosa.

O secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, afirmou que a empreitada reforça o trabalho do executivo de “melhoria das condições de trabalho para os agricultores, dando, assim, um contributo muito importante para a competitividade e para a redução dos custos agrícolas”.

Apontou como exemplo a fileira do leite, setor onde “existe uma grande pressão ao nível dos preços”, dizendo que “se os agricultores conseguirem reduzir os seus custos, de uma forma indireta, estão a contribuir para o aumento dos rendimentos das suas explorações”.

O governante falava na cerimónia de inauguração do sistema de abastecimento de água da Fonte do Pontal e do Caminho Agrícola do Jorge Nunes, na freguesia de Guadalupe, um investimento de 577 mil euros promovido pelo Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) em parceria com o município de Santa Cruz da Graciosa, que contou com fundos comunitários.

João Ponte frisou que “o abastecimento de água é central para as explorações agrícolas e para garantir a sua rentabilidade, daí que o plano de investimentos do IROA para este ano afete sempre de 30% da sua dotação exclusivamente para o reforço do abastecimento de água”.

O secretário regional garantiu que “a agricultura continua a ser um setor muito apetecível”, tendo dado como exemplo as mais de 80 candidaturas de jovens agricultores a apoios para a produção agrícola, bem como as mais de 250 candidaturas para projetos de modernização.

O governante admitiu, ainda, que os investimentos do executivo procuram contribuir para “uma agricultura forte, capaz de gerar riqueza, de contribuir para o aumento das exportações e, no fundo, alavancar o desenvolvimento da região”.

Comente este artigo

O artigo Governo dos Açores defende investimentos para a redução de custos dos agricultores foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Anterior Governo autoriza 1,3 milhões para balcão virtual do Portugal 2020
Próximo Momentos da Portugal Fresh na Fruit Logistica

Artigos relacionados

Nacional

Corteva Agriscience™ patrocina Farming Simulator League

[Fonte: Voz do Campo]

A Corteva Agriscience, empresa líder no setor agrícola na tecnologia aplicada a sementes, proteção das culturas e agricultura digital, decidiu ir ainda mais longe na sua aposta na inovação, entrando no mundo dos eSports. […]

Nacional

Inventário Florestal Nacional vai ser publicado em breve

[Fonte: Voz do Campo]

“O Inventário Florestal Nacional acabou de ser concluído”, afirmou Luís Capoulas Santos à agência Lusa, referindo-se ao processo de natureza estatística e cartográfica, que tem por objetivo avaliar a abundância, estado e condição dos recursos florestais nacionais, […]

Últimas

O que não arder agora arde mais tarde

[Fonte: Público]
Não tenham expectativas: o país vai continuar a arder e o que não arder agora arde mais tarde. Os incêndios em Portugal são uma inevitabilidade. O problema é que não sabemos lidar com isso.

Bastaram dois dias e uma temperatura mais elevada para duplicar a área ardida em Portugal desde o início do ano. […]