Governo dos Açores cria apoio para incentivar o envelhecimento dos vinhos licorosos

Governo dos Açores cria apoio para incentivar o envelhecimento dos vinhos licorosos

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas criou um apoio financeiro para incentivar o envelhecimento dos vinhos licorosos produzidos na Região, cuja qualidade é reconhecida além-fronteiras, tendo em conta o passado histórico associado a este tipo de vinhos, que importa agora voltar a impulsionar face ao seu grande potencial comercial.

De acordo com uma portaria hoje publicada em Jornal Oficial, este apoio ao envelhecimento de vinhos licorosos abrange empresas, cooperativas vitivinícolas e produtores que envelheçam vinho segundo métodos tradicionais durante um período mínimo ininterrupto de cinco anos e máximo de 20 anos.

Esta ajuda será concedida até ao limite anual de 200 mil litros por beneficiário, tendo o vinho que ser alvo de certificação.

Em causa estão vinhos com caraterísticas singulares e de grande qualidade, resultante do clima, do solo vulcânico, do uso das castas nobres regionais e do saber fazer que tem passado de geração em geração.

Para o Governo Regional, este é um património que importa preservar e incentivar, contribuindo para aumentar as exportações, gerar mais riqueza e dinamizar um setor com cada vez maior importância económica nos Açores.

A vitivinicultura tem tido nos últimos anos um desenvolvimento sem paralelo nos Açores, quer em termos de área apta à produção de vinhos de qualidade e certificados, quer através do aumento do número de produtores e de operadores económicos.

Comente este artigo
Anterior Anipla subscreve propostas da ECPA e reforça a sua estratégia de actuação
Próximo Lidl abre canal direto a novos fornecedores e reforça apoio à produção nacional

Artigos relacionados

Últimas

CANCELADO – Observação e interpretação de perfis de solo no âmbito da Gestão Sustentável dos Solos em viticultura – 24 de março – Tabuaço

O solo é um recurso natural, não renovável à escala da vida humana, e que, por isso, é indispensável conservar. Para uma “utilização” sustentável dos […]

Sugeridas

Agricultura prepara futuro com agenda ambiciosa

Dez anos. É o tempo que a Agenda da Inovação para a Agricultura 2030 — proposta pelo Governo e apresentada ontem (9 de setembro) na Agroglobal pela ministra Maria do Céu Antunes — define […]

Nacional

Ministério do Ambiente confirma descargas ilegais de suinicultura em Abrantes

Há uma década que a exploração pecuária do lugar do Marco é apontada como foco de poluição. Governo confirma o problema mas o Bloco de Esquerda pede também respostas do […]