Governo abre mercado da Colômbia à exportação de laranjas e outras frutas portuguesas

Governo abre mercado da Colômbia à exportação de laranjas e outras frutas portuguesas

[Fonte: MAFDR] O Governo abriu um novo mercado para os fruticultores nacionais, para o qual podem ser canalizadas as produções de laranjas, ameixas, pêssegos e nectarinas. Trata-se do mercado da Colômbia, que este Governo já tinha aberto para pera e maçã e para o qual os operadores podem a partir de agora exportar, tratando-se de um mercado com um potencial de 47 milhões de consumidores.

O Governo abriu já 55 mercados para 218 produtos (169 de origem animal e 49 de origem vegetal). 

O Ministério da Agricultura está a trabalhar de forma intensa na abertura de 59 mercados, para viabilização da exportação de 276 produtos, sendo 225 da área animal e 51 da área vegetal.

A internacionalização é uma das prioridades da política do Governo, constituindo um dos eixos mais importantes do reforço da competitividade do setor agroalimentar e da economia portuguesa, tendo em vista o aumento das exportações agroalimentares. Para a exportação, previamente ao início das operações para países terceiros, é geralmente necessário estabelecer com as autoridades competentes dos países de destino as condições e requisitos fitossanitários ou sanitários que têm que ser cumpridas, quer pelos operadores económicos, quer pela autoridade competente nacional, na certificação dos produtos a serem exportados.

Comente este artigo
Anterior Estação de Avisos da Terra Quente alerta para a traça da oliveira
Próximo Limousine. 30 anos de mérito e excelência

Artigos relacionados

Comunicados

Mundo Rural exige revisão urgente da Lei Eleitoral

António Paula Soares, que encabeça o Manifesto Pelo Mundo Rural, denuncia que o atual sistema “penaliza e continua a tirar voz ao Interior, contribuindo ainda mais para a sua desertificação”. […]

Comunicados

AgriEmpreende promove terceiro ciclo de workshops para capacitação de empreendedores

[Fonte: AgriEmpreende]
Na Startup Santarém AgriEmpreende promove terceiro ciclo de workshops para capacitação de empreendedores
Vai ter lugar entre os dias 14 de Fevereiro e 7 de Março o terceiro ciclo de workshops do AgriEmpreende, […]

Últimas

OE2021: Agricultores protestam por mais apoios para pequenas e médias explorações

Cerca de 70 agricultores manifestarem-se hoje, em Lisboa, exigindo a inclusão de mais apoios para o setor no Orçamento do Estado para 2021, nomeadamente, um sistema fiscal favorável, bem como […]